1959

A Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) iniciou seu funcionamento em 29 de setembro de 1959. Naquela época a faculdade era denominada Escola de Biblioteconomia e Documentação e o acervo da biblioteca era parte integrante da Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas.

1966

Em 23 de agosto de 1966 foi conferida a autonomia da Escola de Biblioteconomia. A partir desta data a Biblioteca passa a existir de fato, recebendo recursos e um espaço físico específico, mesmo que ainda instalada no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas.

1970

A partir da reforma universitária de 1970, ocorreu a união dos Cursos de Biblioteconomia e Jornalismo quando a Escola passou a denominar-se Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, abrigando os dois cursos.

1972

Em 1972 instalou-se no quarto andar do então novo prédio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, onde permanece até hoje. Neste ano passou a integrar o Sistema de Bibliotecas da UFRGS – SBU, tendo novas competências e responsabilidades perante a comunidade acadêmica. O seu acervo foi formado pelas obras de Biblioteconomia vindas da Faculdade de Ciências Econômicas e obras de Comunicação oriundas da Biblioteca da então Faculdade de Filosofia.

1987

Em 1987 a Biblioteca passou por uma ampliação no seu espaço físico, de uma área de 135m² para 306m².

2006

A partir de novembro de 2006, a Biblioteca passou a adotar uma linha de trabalho voltada para a prevenção, de forma que todo e qualquer material impresso que venha a ser incorporado ao acervo, passe pelo Setor de Conservação e Restauração para ser preparado de forma a resistir ao uso contínuo e a permanecer por mais tempo sem sofrer qualquer tipo de intervenção na sua estrutura física. O acervo danificado pelo uso é continuamente avaliado e recolhido ao setor para ser recuperado.

2016

Criação de um ambiente exclusivo de consulta e estudos para os usuários, através da ligação da sala 408 à área da Biblioteca, promovendo ampliação em torno de 50m2.

2019

Substituição dos escaninhos e do balcão de empréstimo.