ESPAÇO FÍSICO

A Biblioteca, localizada no térreo do prédio 43135 (Campus do Vale), ocupa uma área aproximada de 770m². O total de assentos para usuários é 110.

BALCÃO DE ATENDIMENTO 
Localizado no hall de entrada, o balcão destina-se aos serviços de empréstimo domiciliar, devoluções e reservas das obras do acervo e fornecimento de informações.

ACERVO DE MONOGRAFIAS
O acervo de monografias também está localizado próximo da entrada. Os livros para pesquisa e empréstimo estão organizados em estantes dupla face e simples, enquanto os materiais audiovisuais estão armazenados no Balcão de atendimento.

ACERVO DE PERIÓDICOS E COLEÇÃO HISTÓRICA DE MONOGRAFIAS
Área de acesso restrito que está localizada nos fundos da Biblioteca. A sala conta com desumidificadores para auxiliar na preservação do acervo.

SALAS DE ESTUDO EM GRUPO
Estão disponíveis cinco salas para estudo em grupo. Duas possuem capacidade para oito usuários e três salas com capacidade para quatro usuários. Todas as salas possuem tomadas para ligação de equipamentos eletrônicos.

ÁREA DE LEITURA E ESTUDO INDIVIDUAL
A Biblioteca possui sete baias para uso individual e nove mesas para seis usuários. Esse espaço dispõe de tomadas para ligação de equipamentos eletrônicos dos usuários.

SALA DE COMPUTADORES
A Biblioteca dispõe de 18 assentos para uso de computadores com acesso à internet e para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Além desses, estão disponíveis duas máquinas exclusivas para consulta ao Catálogo SABi.

GUARDA-VOLUMES
De acordo com o Regimento da Biblioteca, para acessar a sala do acervo de livros e/ou de periódicos, os usuários deverão guardar previamente seus pertences nos armários do guarda-volumes. Para esse fim, é oferecido um guarda-volumes com 69 armários e chaves. Nos demais ambientes, aos usuários é permitido portar seus pertences.

ÁREA PARA EXPOSIÇÃO DOS PERIÓDICOS
Os fascículos de periódicos mais recentes recebidos pela Biblioteca ficam disponíveis para consulta local. O espaço conta com poltronas para leitura.

SALAS ADMINISTRATIVAS E DE PROCESSAMENTO TÉCNICO
São três salas destinadas ao registro e processamento das obras adquiridas, bem como para as atividades de coordenação e administração da Biblioteca.

REPROGRAFIA
A Biblioteca conta com uma fotocopiadora disponível somente para professores, alunos da pós-graduação e funcionários do IF.