PRODUÇÃO INTELECTUAL DO IF

O registro da produção intelectual, técnica, artística e administrativa pelo SBUFRGS visa preservar e divulgar a memória institucional. Os servidores (docentes ou técnico-administrativos) são os responsáveis por depositar suas publicações na biblioteca da Unidade a que estão vinculados.

Os tipos de produção registrados são: teses, dissertações, livros e capítulos de livros, catálogos, artigos científicos e de divulgação, trabalhos apresentados em eventos científicos, patentes, periódicos, traduções, materiais cartográficos, entre outros.

COMO SOLICITAR O REGISTRO NA BIBLIOTECA

Os professores/servidores do IF, para solicitar o registro de Produção Intelectual (PI) no catálogo SABi, devem observar os procedimentos abaixo:
1. Encaminhe seus pedidos especificamente para o e-mail: fispi@ufrgs.br
2. Anexe os documentos ao e-mail ou informe o endereço eletrônico (URL) da publicação. Para livros impressos (exceto anais, proceedings), entregue dois exemplares;
3. Encaminhe os documentos com antecedência mínima de 30 dias para o prazo final que necessita que constem no SABi;
4. A ordem de chegada dos pedidos será respeitada;
5. Você será informado por e-mail sobre a finalização do atendimento do seu pedido.

Lembretes:

– A Biblioteca do IF segue a Política de Registro da Produção Intelectual, emanada da Biblioteca Central.

– Para o documento ser caracterizado como PI da UFRGS, a data da publicação deve coincidir com o período de vínculo do professor com a Universidade e, também, deve constar o nome da Universidade/Instituto de Física.

– Após o registro no SABi, ocorre um delay para que o Relatório de Atividades Docentes seja atualizado.

– Sugere-se que a PI seja depositada na Biblioteca assim que publicada.

A biblioteca somente registra documentos publicados, seja no formato impresso ou eletrônico. Alguns dos tipos de documentos são: artigos, trabalhos apresentados em eventos (resumo ou trabalho completo), livros, capítulos de livros, editoriais, fascículos de revistas, patentes, teses, dissertações, relatórios, vídeos, entrevistas, entre outros.

A biblioteca não registra: participações em bancas, certificados, funções: administrativas, de revisor de periódico, etc.

– Além de servir para os processos de progressão funcional, o depósito da PI na Biblioteca tem por objetivo a divulgação e a preservação da memória da UFRGS, a geração do Índice Departamental e a avaliação institucional.