ACERVO

Tipos de coleção
Como localizar um livro na estante da biblioteca do IF
Como localizar um periódico na estante da biblioteca do IF
Empréstimo
Renovação
Reserva
Regulamento de circulação de coleções

TIPOS DE COLEÇÃO

Na Biblioteca você encontra os seguintes tipos de coleção e seus respectivos códigos:

Compact disc – CDR
Dicionário – DIC
Folheto – F
Coleção histórica de monografias – HIST
Periódico – P
Produção científica – PC
Periódico de referência – PR
Obra de referência – R
Tabela – TAB
Tese e dissertação – TESE
Coleção geral de livros – sem código específico

COMO LOCALIZAR UM LIVRO NA ESTANTE DA BIBLIOTECA DO IF

Quando você encontrar o item desejado, através da busca no catálogo SABi, anote as seguintes informações sobre sua localização física: Biblioteca, Coleção e Localização.

localizacao_sabi

Fique atento em qual biblioteca do SBUFRGS encontra-se o item. Se constar a Biblioteca (FIS), dirija-se à nossa estante para buscar seu item. Todas as estantes estão devidamente identificadas com placas.

A ordenação dos livros inicia na prateleira superior, da esquerda para a direita, de acordo com a figura baixo.

prat

Quando encontrar o item, você deve obrigatoriamente passar no Balcão de atendimento e efetuar o empréstimo. Caso não consiga encontrar o livro na estante, procure auxílio com a equipe de apoio.

COMO LOCALIZAR UM PERIÓDICO NA ESTANTE DA BIBLIOTECA DO IF

Quando você encontrar o item desejado, através da busca no catálogo SABi, anote o título e o volume/número desejado, além das seguintes informações sobre sua localização física: Biblioteca, Coleção e Localização.

periodico

Fique atento em qual biblioteca do SBUFRGS encontra-se o item. Se constar a Biblioteca (FIS), dirija-se à nossa unidade e solicite atendimento às bibliotecárias ou aos atendentes. O acervo é de acesso restrito e organizado em ordem alfabética por título. Os fascículos são emprestados por até 3 horas (Consulta local).

EMPRÉSTIMO

O empréstimo domiciliar é efetuado para todas pessoas com vínculo ativo com a Universidade. A habilitação na Biblioteca é automática para alunos do Instituto de Física (IF), enquanto que os demais alunos da UFRGS devem fazer uma solicitação em qualquer biblioteca da Universidade.

Os prazos de empréstimo são estipulados de acordo com a categoria do usuário e o status do item (por exemplo: Regular, Semanal, Três dias, Consulta local).

A Biblioteca do IF adota os seguintes status: Regular, Consulta local e Consulta Restrita. As obras com status Consulta Local são emprestadas todos os dias por até 3 horas e não podem ser renovadas ou reservadas. Também são emprestadas por todo o fim de semana (somente no último dia útil da semana, a partir das 17h30mim) devendo ser devolvidas na Biblioteca até às 10h30mim, do próximo dia útil posterior ao empréstimo.

O serviço de empréstimo domiciliar é efetuado somente com a apresentação do Cartão de identificação UFRGS, conforme o Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS. É de sua inteira responsabilidade o controle dos prazos de devolução, cuja consulta poderá ser feita através do SABi.

Lembre-se: mesmo para consulta na Biblioteca, todo o livro retirado da estante deve ser, obrigatoriamente, emprestado no Balcão de atendimento.

RENOVAÇÃO

Você pode renovar os itens emprestados em seu nome através de qualquer computador com acesso à internet ou no balcão de empréstimo em qualquer biblioteca do SBUFRGS mediante apresentação do Cartão de identificação UFRGS. O empréstimo poderá ser renovado tantas vezes quanto for necessário, desde que o:
– status da obra permita renovação;
– cadastro do usuário esteja ativo;
– usuário não tenha item em atraso;
– usuário não possua débito no pagamento de taxa por atraso na devolução de item no SBUFRGS.

A renovação somente é efetivada quando aparece a mensagem de que os itens foram renovados. Não deixe para renovar no último dia, pois renovação não efetuada no prazo não terá abono de Taxa por atraso na devolução.

RESERVA

Você também conta com o serviço de reserva de obras através do SABi, não havendo limites de reserva por usuário. Não é permitida a reserva de documento idêntico ao que usuário já possui por empréstimo, bem como de mais de um exemplar de uma mesma obra, da mesma biblioteca.

Quando a reserva está disponível, o usuário tem até 48h para buscar o item na Biblioteca do IF  e realizar o empréstimo. Após esse período, a reserva será excluída do sistema.

Você receberá por e-mail um aviso referente às reservas disponíveis e aos pedidos de reserva cancelados. Caso você tenha reservado um livro e não possua mais interesse na obra, faça a exclusão da reserva através do SABi ou entre em contato conosco, através do email bibfis@ufrgs.br, solicitando a exclusão da sua reserva.

Lembre-se: não é possível reservar obras que estejam disponíveis para empréstimo na Biblioteca.

REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES

O Regulamento fixa normas e procedimentos para o serviço de circulação das coleções de todas as bibliotecas que compõem o SBUFRGS. Para informações mais detalhadas sobre a circulação de documentos, consulte o Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS.