Apresentação

A Biblioteca do Instituto de Pesquisas Hidraúlicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BIBIPH) foi criada após a construção do Pavilhão Central do Instituto, as primeiras obras do acervo foram registradas em 20 de maio de 1958.

Em 1978 o setor foi transferido para o prédio de Pesquisa e Extensão devido ao aumento do acervo.

Em 1998 a biblioteca foi novamente reestruturada para criar novos espaços de estudo e novamente ampliar a área de acervo.

Em 7 de agosto de 2003, como parte das comemorações do cinquentenário do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), a biblioteca recebeu o nome de Biblioteca José Leite de Souza, como homenagem ao ex-diretor que administrou o IPH de 1960 a 1976.

A Biblioteca do Instituto de Pesquisas Hidráulicas é responsável pelo provimento de informação necessária ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, constituindo uma biblioteca-base referencial na área dos recursos hídricos, no nível estadual e nacional.

Objetivos da Biblioteca do Instituto de Pesquisas Hidráulicas

  1. Fornecer serviços informacionais com ética e profissionalismo;
  2. Oferecer serviços e produtos em informação que acompanhem as transformações tecnológicas e sociais;
  3. Ser um centro de referência em informação sobre Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Metas da Biblioteca do Instituto de Pesquisa Hidráulicas da UFRGS

  1. Aprimorar os serviços prestados pela biblioteca;
  2. Atualizar o acervo de materiais informacionais de acordo com as demandas do ensino, pesquisa e extensão no IPH;
  3. Expandir o acesso on-line, já existente, às informações científicas, tecnológicas, artísticas e culturais produzidas no âmbito do Instituto;
  4. Ampliar ou reestruturar, quando necessário, a infra-estrutura da BIBIPH tendo em vista atender às necessidades da comunidade;
  5. Realizar atividades de conservação do material bibliográfico;