Fontes de Informação

Existem diferentes recursos para encontrar as informações bibliográficas e científicas dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Recursos Internos

SABi Catálogo Online : é o catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS). Nele é possível pesquisar todo o material disponível em cada uma das 31 bibliotecas do SBUFRGS.

O SABi permite buscas em todo acervo, no catálogo específico de uma biblioteca e por tipo de material. No catálogo existem 5 diferentes modalidades de pesquisa. Nas páginas Ajuda e Saiba Mais, você encontra dicas para realizar buscas mais eficientes e recuperar o que procura.

Para saber mais sobre o SABi você pode fazer o Módulo Seminário SBUFRGS e SABi, do Super 8, curso de extensão do Sistema de Bibliotecas.

LUME : é o Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, seu objetivo é reunir, preservar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente aos documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na Universidade.

Os documentos digitais que integram as coleções podem conter texto, imagem, vídeo e áudio, e são, em sua maioria, de acesso livre.

É no LUME que são divulgados os trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses produzidos pelos alunos da UFRGS.

No Super 8, também há um módulo dedicado somente ao LUME.

Recursos Externos

Bases de dados disponíveis através de assinatura da Universidade, providas pelo Portal de Periódicos da Capes ou de acesso aberto que agregam informações sobre a produção científica de uma ou mais áreas do conhecimento.

As bases assinadas pela UFRGS ou Portal Capes podem ser acessadas fora da universidade, mas para isso é necessário configurar o Proxy.

Você pode acessar uma lista das principais fontes disponíveis na página do Sistema de Bibliotecas- SBUFRGS .

Na caixa ao lado há uma lista das principais bases e recursos úteis para a realização de pesquisas nas áreas de pesquisa do Instituto de Pesquisas Hidráulicas.

Para conhecer mais sobre o Portal Capes e bases de dados específicas verifique os módulos oferecidos através do Super 8 – Curso de Extensão do Sistema de Bibliotecas.