Pagamento de multa

A multa gerada quando a devolução de um material é atrasada, é paga por GRU – Guia de Recolhimento da União. Essa guia é gerada dentro do próprio site do catálogo SABi.

Para ver um passo a passo do processo clique aqui.

A guia correta é gerada automaticamente.

Se, ao tentar gerar a guia, aparecer um formulário, provavelmente você precisa habilitar as pop-ups para o SABi e gerar a guia novamente. Não preencha o formulário.

GRU gerada corretamente:

Imagem de uma GRU, com logo do banco e dados para pagamento

Formulário que não deve ser preenchido (se ele aparecer habilite as pop-ups e tente gerar a guia novamente):

Informações úteis sobre as multas:

  1. A multa é R$1,00 por item por dia ou hora de atraso conforme o tipo de empréstimo.
  2. Até o limite de R$5,00 de multa no Sistema de Bibliotecas, você pode continuar emprestando e renovando materiais.
  3. Cada biblioteca só pode registrar baixa das multas referentes ao seu próprio acervo.
  4. A baixa automática do débito, sem necessidade de apresentação de comprovante, ocorre em até 48 horas, após pagamento no sistema bancário.
  5. Se precisar salvar a GRU verifique se ao clicar na opção download é salvo um arquivo .pdf, caso não, use a opção Imprimir, Salvar como pdf.
  6. Você não precisa ir a biblioteca para registrar o pagamento da multa, basta enviar cópia da GRU e do Comprovante de pagamento por e-mail, no caso da BIBIPH nosso e-mail é bibiph@ufrgs.br. Para as demais bibliotecas consulte as informações disponíveis no site do SBUFRGS.
  7. Quando for pagar a GRU em caixa eletrônico ou Internet/Mobile banking, verifique se o sistema não está registrando o pagamento para data do vencimento. Caso sim, altere para data real de pagamento, do contrário, será gerado um comprovante de agendamento, que não é aceito pelas bibliotecas.