Observações

Sobre a coleta de dados

Uma primeira versão de listagens bibliográficas sobre grupos étnicos, restrita ao Rio Grande do Sul, foi elaborada como atividade do GT ESTUDOS ÉTNICOS – ANPUH-RS, quando o mesmo estava sob minha coordenação, e divulgada em 2005, no site do GT. O levantamento sobre estudos relativos ao Rio Grande do Sul, até o ano 2005, foi, portanto, desenvolvido por um coletivo de pessoas. Com a extinção do GT, em 2012, e posterior desativação do site, as listagens ficaram indisponíveis on line.

A partir do projeto de pesquisa “História e Etnicidade no Sul do Brasil”, que iniciou em 2010, passaram a ser recolhidas referências sobre estudos dos grupos étnicos de Santa Catarina e Paraná. Entretanto, foi apenas no contexto do pós-doutoramento desta pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em História, na Universidade Federal do Paraná, no período de setembro de 2013 a junho de 2014, que ocorreu uma coleta mais intensiva de dados e sua organização. Neste processo, houve atualização de referências do banco de dados sobre o Rio Grande do Sul, além da ampliação do número de títulos sobre o Paraná e Santa Catarina.

Houve priorização dos títulos de pesquisas acadêmicas, especialmente as desenvolvidas em programas de pós-graduação, que resultaram em dissertações, teses e artigos acadêmicos. Mas, em alguns casos, obras memorialísticas também foram registradas.

A temática “grupos étnicos” tem vínculos estreitos com os estudos de imigração, escravidão e pesquisas sobre grupos indígenas, e, portanto, estas temáticas estão presentes, ainda que não de forma intensiva, neste guia bibliográfico, pois os estudos étnicos se distinguem por, em sua maior parte, observar os desdobramentos daqueles processos, particularmente em contextos interétnicos contemporâneos.

Nem todos os títulos listados trazem discussões teóricas sobre etnicidade, mas, pelo menos, apontam acontecimentos que indicam a presença do fenômeno.

Sobre os limites deste guia bibliográfico

O guia não pretende ser um levantamento exaustivo, o que seria praticamente impossível de ser realizado relativamente a todos os grupos sobre os quais existem estudos, principalmente se considerarmos que a cada dia são concluídos novos trabalhos no âmbito dos inúmeros cursos de pós-graduação stricto-sensu. Portanto, para o pesquisador iniciante, o guia pode ser um ponto de partida, mas não elimina a busca sistemática que todo pesquisador deve fazer quando se aproxima de um objeto de estudo.

Não sendo possível listar todos os artigos de um mesmo autor, espera-se que pelo menos um título de pesquisas importantes esteja presente, permitindo aos interessados um primeiro contato com o estudo.

Para alguns grupos, há levantamentos similares, os quais encontram-se referenciados nas listagens.

Sobre atualizações

Não há previsão de atualização sistemática do site. Entretanto, é possível encaminhar sugestões de títulos não referenciados no site ou de estudos concluídos após a data de publicização deste site (maio de 2014), para o email: regina.weber@ufrgs.br. Na medida do possível, as indicações serão acolhidas.

A hospedagem virtual do Guia Bibliográfico é da UFRGS, através do Centro de Processamento de Dados, e o webdesign inicial do mesmo ficou a cargo de Rogério Link.

Regina Weber