Portugueses no PR

BARBA, Najara Dalla. Luso-brasileiros e imigrantes europeus na colonização de São José dos Pinhais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Departamento de História) – Universidade Federal do Paraná. 2007.

BOSCHILIA, Roseli. A Sociedade Portuguesa em Curitiba: um projeto identitário (1878-1900). In: MATOS, Maria Izilda; SOUSA, Fernando de; HECKER, Alexandre (org.). Deslocamentos e histórias: os portugueses. Bauru: Edusc, 2008.  p. 339-355.

BOSCHILIA, Roseli. FIAMONCINI, Celina. Nas entrelinhas da História: a mulher imigrante portuguesa na documentação paranaense do século XIX. In: BOSCHILIA, Roseli, ANDREAZZA, Maria Luiza (orgs). Portuguesas na diáspora: história e sensibilidades.  2 ed. Curitiba: Editora UFPR, 2013.

CARDOSO, Milena Woitovicz. José Fernandes Loureiro: um imigrante português em CURITIBA (1860-1908). Monografia de Bacharelado em História. Universidade Federal do Paraná. 2011

FERREIRA, Sérgio Luiz. “Nós não somos de origem”: Populares de ascendência açoriana e africana numa freguesia do Sul do Brasil (1780-1960). Tese de Doutorado em História. Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.

FIAMONCINI, Celina. Em defesa da saúde e do amparo: imigrantes portugueses em Curitiba (1898 – 1930). Dissertação de Mestrado em História. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Paraná. 2011

FIAMONCINI, Celina. Imigração, cultura e identidade: portugueses e o comércio em Curitiba no final do século XIX. Monografia de Bacharelado em História. Universidade Federal do Paraná. 2008.

PASSOS, Giseli Cristina dos. A presença dos portugueses no Paraná na segunda metade do século XIX e início do século XX. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) – Universidade Federal do Paraná, 2009.

TRINDADE, Etelvina Maria de Castro. Três mulheres em seus tempos: vivências de portuguesas no Brasil, da Colônia aos nossos dias. In: MATOS, Maria Izilda; SOUSA, Fernando de; HECKER, Alexandre (org.). Deslocamentos e histórias: os portugueses. Bauru: Edusc, 2008.  p. 273-281.