01 de outubro: Dia Nacional do Idoso

Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seus artigos  que ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social e a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária!

Na foto, a leitora amada é a avozinha de nossa querida bolsista Maria Emerich, a senhora Donaria Selide, que topou enfatizar a campanha: somos e sejamos todos leitores!

Livro É cultura, portanto estão todos convidados (convidem seus avós, pais, tios sem Insta) ao nosso encontro literário mensal “O que você está lendo?”, dia 11 de outubro! Informações AQUI.

Vamos juntos?

Fonte consultada: 
BIREME/OPAS/OMS. 01/10 – Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade: “A jornada para a igualdade”. Portal do Modelo da BVS. Disponível em: http://bvsmodelo.bvsalud.org/. Acesso em: 01 out. 2021.