A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola

A data de hoje é rememorada em todo o mundo por marcar o icônico episódio ocorrido no ano de 1969, no Bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, EUA. Marca o dia em que seus frequentadores gays, lésbicas e transexuais reagiram às constantes perseguições e abordagens violentas por parte da polícia ao estabelecimento. 

Há 52 anos, a cada 28 de junho, a luta pelo combate à homofobia recebe um pouco mais de atenção. Apesar de diante de uma caminhada aparentemente longa, a conscientização sobre a importância de se construir uma sociedade equitativa e igualitária, respeitando-se gênero e orientação sexual segue a passos curtíssimos. Nosso país está entre os países que mais discrimina e mata pessoas LGBTs no mundo. Segundo Silva (2021) o Brasil fica em primeiro lugar do mundo em crimes contra minorias, superando os índices dos 13 países orientais e africanos onde existe pena de morte para pessoas LGBT.

Diante desta e do conhecimento de tantas outras realidades tão duras, pensamos que o combate às intolerâncias perpassa o combate à ignorância e ao desconhecimento. A indicação de leitura de hoje visa contribuir para que repensemos a sexualidade a partir das problemáticas do presente e do cotidiano, fornecendo apoio teórico à construção de uma sociedade que reconheça o direito à diferença. 

Escolhemos apenas um ebook (inclusive bem curtinho por sermos super legais, caso seja tua primeira aproximação com o tema) entre tantos disponíveis à comunidade acadêmica da UFRGS, mas você pode testar suas buscas no Sabi+ para termos como

* lgbtq
* minorias sexuais/sexual minorities
* homofobia/homophobia
* identidade de gênero/gender identity

para concluir que há MUITO material disponível a quem se dispõe a combater a desinformação e o preconceito. 

Fonte consultada: 
SILVA, Jaqueline Maria da. Como a homofobia ameaça o direito de envelhecer LGBTQIA+? ONG LGBT+, 2021. Disponível em: https://sitelgbt.org/como-a-violencia-impacta-no-direito-de-envelhecer-lgbtqia/. Acesso em: 20 jun. 2021. 

Ebook indicado e disponível no Sabi+
TORRES, Marco Antonio. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. São Paulo: Autêntica, 2010.