Histórico

1959

Foi criado na UFRGS o Serviço Central de Informações Bibliográficas (SCIB), por força de convênio assinado entre a Universidade e o Conselho Nacional de Pesquisas, através do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). O SCIB e o IBBD comprometiam-se mutuamente a :

  1. trocar bibliografias;
  2. localizar livros e outras publicações para fins de consulta de seus respectivos clientes;
  3. cooperar na composição do Catálogo Coletivo Nacional, mantido pelo IBBD;
  4. trocar microfilmes, mediante solicitação especial de uma das partes contratantes;
  5. colaborar na composição do Boletim do IBBD com artigos e notícias de interesse para divulgação nos setores de pesquisa científica e bibliográfica.

1962

O Serviço Central de Informações Bibliográficas (SCIB) foi extinto e na mesma ocasião foi criado o Serviço de Bibliografia e Documentação (SBD). Ao SBD incumbia:

  1. elaborar e divulgar informações bibliográficas;
  2. promover intercâmbio de documentação e de informação entre as instituições do Estado do Rio Grande do Sul e entre estas e instituições nacionais, estrangeiras e internacionais;
  3. estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento das bibliotecas científicas e técnicas da Universidade e do Estado do Rio Grande do Sul;
  4. proporcionar informação científica e tecnológica aos pesquisadores da Universidade;
  5. organizar e manter, em colaboração com o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação do Conselho Nacional de Pesquisas, um Catálogo Coletivo das bibliotecas da UFRGS e das principais bibliotecas do Estado do Rio Grande do Sul, promovendo uma rede cooperativa dessas bibliotecas para maior rendimento dos respectivos serviços;
  6. manter um laboratório de reprodução fotográfica com equipamento de microfilmes, cópias fotostáticas e diapositivos com a finalidade de fornecer o intercâmbio bibliográfico;
  7. manter uma biblioteca de caráter informativo como complemento às coleções de referência geral e especializada da Universidade.

1970

Foram aprovados o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade, que previam a criação de uma Biblioteca Central, vinculada à Reitoria através da Superintendência Acadêmica. Neste mesmo ano foi criada a Comissão de Organização e Implantação da Biblioteca Central, apresentando ao Reitor da UFRGS às conclusões a que chegou.

1971

Foi criada a Biblioteca Central, através da Portaria nº 1516, de 13 de dezembro de 1971, como Órgão Suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diretamente vinculada à Reitoria, coordenando e supervisionando, sob forma sistêmica, o conjunto de Bibliotecas da Universidade, com atribuições de órgão central desse sistema bibliotecônomico.

REFERÊNCIAS

BECKER, Lia; FORTES, Yvonne. O Serviço Central de Informações Bibliográficas da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Gráfica da U.R.G.S., 1961. 8 p.