
Vem aí o painel “Plataformas de Serviços de Bibliotecas”, em comemoração ao Dia do Bibliotecário!
Com temáticas instigantes para todos os interessados em questões inerentes às bibliotecas, o painel enfatizará a gestão dos acervos eletrônicos, tão em destaque em tempos de distanciamento social. A serem especialmente abordados os tópicos sobre:
* as coleções de livros eletrônicos:
a apresentação dos diferentes módulos das plataformas de serviços, demonstrando um fluxo de trabalho com ênfase em e-books, como gerenciar contratos de assinatura/aquisição perpétua de e-books;
* facilitar a vida do usuário ao dinamizar as possibilidades de BUSCA de informação:
gerenciar dados bibliográficos e metadados em catálogos e/ou sistemas de descoberta (estilo Sabi+, sabem?) dos recursos contratados e de acesso aberto; personalizar o ordenamento de resultados de busca de acordo com os planos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;
* facilitar a vida do usuário ao dinamizar as possibilidades de ACESSO à informação:
facilitar a autenticação para o acesso da comunidade aos recursos contratados; solucionar problemas de links quebrados; criar estatísticas e relatórios gerenciais (com um destaque, entre tantos desafios, para a necessidade de relatórios sobre busca e uso das coleções contratadas independentemente do fornecedor).
Estão todos convidados a conhecer um pouquinho das discussões que pautam nossas rotinas de trabalho, sempre em busca de melhorias dos serviços oferecidos a nossos usuários. Bem ao estilo “o que fazem os bibliotecários nos bastidores” 😎.
O painel será realizado pela CBBU – Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, com participação da diretora da Biblioteca Central Letícia Strehl.
Transmissão via canal da CBBU no YouTube.
Não percam!