Acesso ao acervo

As informações sobre os acervos da UFRGS estão disponíveis no SABi (catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS) e na página Fontes de Pesquisa.
Abaixo seguem algumas informações sobre consulta, empréstimo, reserva e renovação dos materiais dos acervos da Biblitoeca Central e das demais bibliotecas do SBUFRGS.

Consulta local dos acervos bibliográficos impressos e eletrônicos

Ramon_Moser-5716_redQuem tem acesso ao serviço?

Os acervos impressos e eletrônicos estão disponíveis para consulta pelo público em geral nas bibliotecas da UFRGS, independentemente da existência de vínculo com a Universidade.
No caso da consulta ao acervo do Departamento de Obras Raras da Biblioteca Central, veja mais informações.

A Biblioteca Central disponibiliza computadores para acesso aos acervos eletrônicos?

Sim. A Biblioteca Central disponibiliza computadores para o acesso aos acervos eletrônicos.
Pessoas com vínculo podem acessar os recursos fora do campus. Acesso fora do campus

Empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos dos acervos

Leitura de cartão UFRGS

Quem tem acesso ao serviço?

O serviço de empréstimo domiciliar está disponível para usuários com vínculo ativo na UFRGS e para outras categorias que não possuem cadastro no Banco Pessoa da UFRGS:

 

 

  • Discentes de graduação e pós-graduação;
  • Docentes;
  • Servidores técnico-administrativos;
  • Colaboradores convidados;
  • Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA);
  • Funcionários de instituições reconhecidas e credenciadas que venham a firmar convênio com alguma unidade/órgão da UFRGS que contenha cláusula referente ao uso da biblioteca;
  • Outros usuários de vínculo temporário definidos pela UFRGS.

Como funciona o empréstimo?

O empréstimo é realizado somente mediante o uso do cartão de identificação da UFRGS e senha pessoal. O cartão de identificação é de uso pessoal e intransferível.
Os materiais podem ter prazos distintos de devolução, dependendo do status de empréstimo definido pela Biblioteca.
O período de empréstimo deve ser conferido no momento de retirada junto ao balcão da Biblioteca.
Alguns materiais que constituem os acervos só podem ser consultados localmente, não sendo emprestados.

Quem é responsável pelo controle da data de devolução do material na biblioteca?

O controle da data de devolução é de responsabilidade exclusiva do usuário.  Caso não ocorra qualquer problema de comunicação entre servidores de e-mail, o SABi envia uma mensagem quando o prazo de devolução se aproxima. Todavia, o não recebimento do lembrete não implica abono de pagamento da taxa por atraso na devolução.

Pagamento de taxa por atraso na devolução de material bibliográfico

O não cumprimento do prazo de devolução implica no pagamento de alguma taxa?

O não cumprimento do prazo de devolução implica no pagamento de taxa por atraso na devolução de material bibliográfico por item e dia/hora de atraso, dependendo do status de empréstimo do material. Além disso, os usuários em débito com o Sistema de Bibliotecas não podem ser candidatos aos benefícios listados abaixo, conforme a Portaria1546/2006:

  • Bolsas de monitoria, extensão, iniciação científica, permanência e treinamento;
  • Coordenador e fiscal do concurso vestibular e do ingresso extra-vestibular;
  • Colônia de férias;
  • Estacionamento.

Qual é o valor da taxa por atraso na devolução de material bibliográfico?

A taxa por atraso é de R$1,00 (um real) por dia ou por hora, dependendo do status do material (Veja Portaria específica).

Como é feito o pagamento da taxa?

O pagamento de taxa por atraso na devolução de documentos nas bibliotecas é realizado exclusivamente via GRU (Guia de Recolhimento da União).
A GRU deve ser emitida na página do SABi, após a Identificação do usuário e seleção do(s) débito(s) a pagar em cada uma das bibliotecas.
Veja aqui os procedimentos para quitação da taxa por atraso no Sistema de Bibliotecas da UFRGS.
Veja também um tutorial com o passo-a-passo para geração da GRU.

LEMBRETES:

  • A GRU só pode ser gerada após a devolução do documento em atraso;
  • A quitação do débito será realizada automaticamente (desde que GRU seja criada pelo SABi), em até 48 horas, após o pagamento. Para quitação antes deste período, apresente a guia e o comprovante de pagamento na biblioteca onde o débito foi gerado;
  • Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.

Renovação dos prazos de empréstimo de material bibliográfico

O prazo de empréstimo pode ser renovado?

O prazo pode ser renovado pelo próprio usuário,

  • acessando o SABi pela internet,
  • utilizando o aplicativo UFRGS Mobile para Android (exclusivo para usuários com acesso ao portal do aluno/servidor);
  • solicitando nos balcões de empréstimo do SBUFRGS.

Existe alguma circunstância que impede a renovação do prazo de empréstimo?

Os materiais com empréstimo reservado por outros usuários e os materiais que possuem status de consulta local não podem ter seus prazos renovados.
Além disso, os usuários que possuem devoluções em atraso ou débitos de taxas superiores a R$ 5,00 são impedidos pelo sistema de efetuar renovações.

DICA:

Para evitar atrasos na devolução, não deixe para renovar seus empréstimos na última hora.

Para outras informações, consulte o Regulamento de Empréstimo do SBUFRGS ou entre em contato com a sua biblioteca.
Caso sua questão esteja relacionada com o acervo da Biblioteca Central, entre em contato conosco:
+55 51 3308-3883
bcentral@bc.ufrgs.br