BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM – UFRGS “PROFª. DIRCE PESSOA DE BRUM ARAGÓN”

67 ANOS,

DE APOIO AO ENSINO E À PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE PÚBLICA!

     A Biblioteca foi fundada juntamente com a criação da Escola de Enfermagem em 4 de dezembro de 1950 denominada Biblioteca da Escola de Enfermagem de Porto Alegre. Funcionava em prédio alugado para residência de alunos na Rua Florêncio Ygartua, 164. Em 1946 mudou-se para um prédio na Av. Protásio Alves, 297 – 1° andar e passou a chamar-se Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS (EEnf-UFRGS).

     Em 6 de junho de 1983 passou a denominar-se “Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS Profª. Dirce Pessôa de Brum Aragón”.

     Em 1985, a Biblioteca mudou-se juntamente com a Escola de Enfermagem da UFRGS para um prédio no Campus da Saúde na Rua São Manoel, 963 – Sala 101.

     A área física da Biblioteca que era de 147,63m² passou para 311,44m² em novembro de 2000, e tornando-se uma biblioteca mais moderna e confortável, equipada com mídia necessária para dar aos seus usuários maior apoio para as pesquisas.

      Com a criação do curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde em 2008, primeiro curso voltado para área de Saúde Coletiva no sul do Brasil, a Biblioteca amplia o seu campo de atuação especializada, atendendo áreas da Saúde Coletiva, Saúde Pública, Vigilância Sanitária, Gestão em Saúde entre outras áreas mais especificas.

     Com o incremento de novas tecnologias de informação e comunicação, a partir de 2011 a BIBENF passa a se tornar uma biblioteca híbrida, oferecendo serviços e produtos tanto do modo tradicional como em ambiente eletrônico, buscando uma cobertura 24 horas à sua demanda de usuários. Dá-se neste ano a entrada da unidade de informação nas redes sociais da internet, ampliando o alcance e aproximando a biblioteca de seus usuários.

     Atualmente a BIBENF é uma biblioteca de referência no Brasil na área de Enfermagem, cooperando com o Catálogo Coletivo Nacional de periódicos (CCN), do IBICT, e com o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde (SeCS), da BIREME. É um Centro Cooperante da BIREME para fornecimento de cópias de documentos através do Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD) e do Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), do IBICT. Além disso, é responsável pela indexação de documentos produzidos no âmbito da Escola de Enfermagem nas bases de dados LILACS, BDEnf, Integralidade, Saúde Pública e Economia da Saúde. É integrante da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), do Ministério da Saúde.