Os acervos físico e virtual estão disponíveis para consulta pelo público em geral nas bibliotecas da UFRGS, independentemente da existência de vínculo com a Universidade.

Apenas membros da comunidade UFRGS e conveniados podem realizar o empréstimo do acervo físico e tem acesso ao acervo virtual.

Para acessar o acervo virtual fora das dependências da Universidade, é necessário o nº do cartão, senha, e configuração de proxy.

Siga as orientações, para um bom aproveitamento da biblioteca

Disponível para:

  • Discentes de graduação e pós-graduação;
  • Docentes;
  • Servidores técnico-administrativos;
  • Colaboradores convidados;
  • Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA);
  • Funcionários de instituições reconhecidas e credenciadas que venham a firmar convênio com alguma unidade/órgão da UFRGS que contenha cláusula referente ao uso da biblioteca;
  • Outros usuários de vínculo temporário definidos pela UFRGS.

O empréstimo é realizado SOMENTE mediante a apresentação do cartão UFRGS e senha pessoal.

Os materiais podem ter datas de devolução diferenciadas entre si, verifique no momento do empréstimo, ou no portal do SABi. A verificação da data de devolução é de inteira responsabilidade do usuário.

O não cumprimento do prazo de devolução implica no pagamento de taxa por atraso na devolução de material bibliográfico por item e dia/hora de atraso (R$ 1,20), dependendo do status de empréstimo do material.

O prazo pode ser renovado pelo próprio usuário, acessando o SABi pela internet,  pela equipe da biblioteca, fazendo a solicitação nos balcões de empréstimo, ou pelo app UFRGS Mobile.

Os materiais com empréstimo reservado por outros usuários e os materiais que possuem status de consulta local não podem ter seus prazos renovados.

Além disso, os usuários que possuem devoluções em atraso ou débitos de taxas superiores a R$ 6,00 são impedidos pelo sistema de efetuar renovações.

DICA:

Para evitar atrasos na devolução, não deixe para renovar seus empréstimos na última hora.

Realizando uma reserva:

  • Fazer login no SABi para então pesquisar pelos itens desejados.
  • Localizado o item, deve-se clicar no botão Clique aqui para ver os itens e conferir se todos os exemplares estão emprestados.
  • Se todos os exemplares estiverem emprestados, basta clicar em Reservar no lado esquerdo da tela.
  • Quando o item reservado for devolvido à Biblioteca, o sistema enviará automaticamente um e-mail avisando o usuário da disponibilidade do item (mantenha seu e-mail atualizado).
  • A reserva fica disponível no balcão da Biblioteca pelo prazo de dois (2) dias úteis. Se após esse período o usuário não retirar o item reservado, a reserva será cancelada. 

IMPORTANTE: Usuário com débito maior de R$ 6,00 ou item em atraso não pode reservar itens até regularizar a sua situação.