Como Usar a Biblioteca

USO DA BIBLIOTECA

Não é permitida a entrada e/ou permanência na biblioteca, de usuário portando bolsas, pastas, sacolas ou similares, que deverão ser colocadas nos guarda-volumes. O usuário será responsável pela respectiva chave, não será permitida a saída da biblioteca com a chave do guarda-volume. Em caso de perda, deverá fazer uma cópia para reposição.

É permitido na biblioteca o consumo de alimentos industrializados embalados (biscoitos, balas…), não sendo permitido o consumo de alimentos que possam gerar sujeira que possa danificar tanto materiais bibliográficos como mobiliário (lanches, sorvetes…). É permitido o consumo de bebidas (água, café, suco…) apenas com restrição ao consumo de chimarrão.

As normas de circulação de materiais seguem o que consta  nas Portarias abaixo:

 

OBS.: As dúvidas surgidas na aplicação deste Regulamento e os casos omissos serão resolvidos pela Chefia da biblioteca.

barraLaranja

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

Como faço para me cadastrar na Biblioteca?

Todos os alunos estão automaticamente habilitados na biblioteca de seu curso; professores e funcionários técnico-administrativos, nas bibliotecas de suas unidades de lotação. A habilitação para uso das demais bibliotecas pode ser solicitada em qualquer biblioteca do Sistema de Bibliotecas da UFRGS no momento do empréstimo, telefone e email.

É obrigatória apresentação do cartão de identificação para retirar material?

Sim. O uso do cartão de identificação é obrigatório para realização do empréstimo.

Quantos dias posso permanecer com o material emprestado?

Na Biblioteca da Escola de Enfermagem são adotados os seguintes prazos de empréstimos:

 

Tipo de Material Tipo de Usuário  Prazo de Empréstimo
Livros, Folhetos, CDs e DVDs Todos os usuários
7 dias
Revistas Todos os usuários  3 dias
Materiais de Referência (Dicionários, Glossários, Enciclopédias) e TCCs, Dissertações e Teses
Todos os usuários Consulta restrita (apenas na biblioteca)

 barraLaranja

DEVOLUÇÃO

Como faço para verificar as datas de devolução dos materiais na Biblioteca?

A data de devolução do material emprestado pode ser verificada através da consulta ao link identificação usuário no endereço eletrônico www.sabi.ufrgs.br.

Além desta verificação, lembretes de vencimento dos empréstimos são gerados automaticamente pelo SABi poucos dias antes de expirar o prazo de entrega, e encaminhados para o e-mail do usuário. O não recebimento dos mesmos, por qualquer eventualidade, não desobriga o usuário da devolução do item na data determinada.

Outro usuário pode devolver o livro que está em meu cadastro?

Sim, já que a devolução é feita através do código de barras do exemplar sem necessitar de informações pessoais do usuário.

Outro usuário pode retirar livro com meu cartão e senha?

Não. O empréstimo só será realizado para o titular do cartão. Salvo, em situações de impossibilidade por doença do usuário, através de atestado médico ou procuração.

 barraLaranja

RESERVA

Como faço para reservar um livro?

A reserva de livros deve ser feita pelo próprio usuário, através da Internet, no endereço www.sabi.ufrgs.br.

Posso reservar um material que está disponível no acervo?

Não, pois o material bibliográfico somente poderá ser reservado caso todos os seus exemplares estejam emprestados. A reserva, também, só é possível para itens de bibliotecas onde o usuário já estiver habilitado.

Como fico sabendo que minha reserva está disponível?

O usuário receberá o aviso da disponibilidade da obra pelo e-mail e terá um prazo de 1 dia para retirar o material. Expirado este prazo, a reserva será cancelada. A disponibilidade da reserva também poderá ser verificada através da consulta ao link identificação usuário no endereço www.sabi.ufrgs.br.

barraLaranja

 

RENOVAÇÃO

Como faço para renovar um material?

O empréstimo poderá ser renovado pela Internet, no endereço www.sabi.ufrgs.br ou em qualquer biblioteca da UFRGS. É necessária a apresentação do cartão de identificação ou do livro para efetuar a renovação na biblioteca.

Posso renovar empréstimos que estão em atraso?

Não. Deve-se primeiro efetuar a devolução do material, quitar o débito gerado pelo atraso (se superior a R$ 5,00) e, caso não existam reservas, fazer um novo empréstimo.

Quantas vezes é possível renovar um material?

O empréstimo poderá ser renovado tantas vezes quantas o usuário necessitar, desde que o status do item permita renovação, que não esteja reservado, que o usuário não esteja com item em atraso, em débito de pagamentos de multas e/ou reposição de itens com o SBU, com cadastro expirado ou qualquer outro impedimento.

barraLaranja

 

CORRESPONDÊNCIAS E AVISOS

Como faço para atualizar meu e-mail para receber mensagens da Biblioteca?

O contato do SABi com o usuário é através de e-mail, que informa sobre reservas disponíveis ou canceladas, pedidos de devolução de documentos atrasados, lembrete de vencimento do prazo dos empréstimos, e outros avisos. Caso estas correspondências retornem ao Sistema, o usuário ficará impedido de utilizar o empréstimo até regularizar a situação. O endereço de e-mail pode ser alterado pelo próprio usuário no Portal do Aluno ou Portal do Servidor no site da UFRGS (www.ufrgs.br).

barraLaranja

 

PENALIDADES

Qual o valor da taxa para materiais entregues em atraso?

Será cobrada taxa por atraso na devolução do material emprestado a todos os usuários independente da categoria. O valor cobrado é o mesmo em todas as bibliotecas da UFRGS: R$1,00 conforme PORTARIA nº 176 de 24/01/2006. São considerados os sábados, domingos e feriados, para efeitos de penalidades. O pagamento de taxa por atraso na devolução de documentos nas bibliotecas é realizado exclusivamente via GRU (Guia de Recolhimento da União). A GRU deve ser emitida na página do SABi, após a Identificação do usuário e seleção do(s) débito(s) a pagar em cada uma das bibliotecas. A GRU só pode ser gerada após a devolução do documento em atraso; Os comprovantes devem ser apresentados à biblioteca para regularizar sua situação ou enviados à biblioteca para o email: bibenf@ufrgs.br.

Posso pagar a taxa sem trazer o material que está em atraso?

Não, pois o sistema só gera o valor a ser pago, após devolução do material através do código de barras.

barraLaranja

 

SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Ajuda para pesquisas ou normalização de trabalhos acadêmicos, críticas, sugestões…utilize nos canais com os usuários da Biblioteca!!

Telefone: 3308-5046 ou 3308-5070

E-mail: bibenf@ufrgs.br

Atendimento em tempo real, via chat, das 14-21h através do site e Facebook!!    

barraLaranja

 

ACESSO DE FORA DA UFRGS

Como faço para ter acesso de casa ao Portal de Periódicos da CAPES,  e-books da Minha Biblioteca, E-Volution, Atheneu, Springer,  Web of Science entre outras fontes de pesquisa?

Basta configurar o proxy de seu computador para ter acesso a todo acervo online como se estivesse utilizando a rede da UFRGS:

Clique aqui para orientações sobre como configurar o Proxy de seu computador!