Procedimentos para Entrega de TCCs, Teses e Dissertações

 

O QUE VOCÊ DEVE ENTREGAR

A versão final do seu trabalho (após todas as correções indicadas pela banca examinadora e pelo orientador) deve incluir Ficha Catalográfica, após a folha de rosto, criada a partir do Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica, e os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) para os assuntos da ficha catalográfica e das Palavras-chave/Keywords.

Importante: caso seu trabalho contenha artigo (submetido ou publicado em revistas) é necessária atenção para não infringir o copyright, por isso consulte o site da própria revista ou busque por seu título no site Sherpa RoMEO (Políticas de copyright e de auto-arquivo de editores) para verificar se o editor autoriza ou não a disponibilização da versão manuscrita do artigo em repositórios institucionais.

 

CASO 1. DESEJO DISPONIBILIZAR O TEXTO COMPLETO DO MEU TRABALHO:

– 1 arquivo PDF do texto completo salvo com o seguinte nome: SobrenomeDoAutor-completo;
– Termo de Autorização (TCC ou Tese/Dissertação) preenchido e assinado pelo aluno e pelo orientador.

 

CASO 2. DESEJO DISPONIBILIZAR O TEXTO PARCIAL DO MEU TRABALHO:

Quando partes do trabalho, para fins de publicação em revistas, não podem ser imediatamente disponibilizadas no LUME.

– 1 arquivo PDF do texto completo, salvo com o seguinte nome: SobrenomeDoAutor-completo
– 1 arquivo PDF do texto texto parcial, apenas com o texto que pode ser disponibilizado de imediato no LUME, salvo com o seguinte nome: SobrenomeDoAutor-parcial
– Termo de Autorização (TCC ou Tese/Dissertação) preenchido e assinado eletronicamente pelo aluno e pelo orientador.
Na seção 3 do Termo de Autorização, é obrigatório assinalar a opção Texto parcial e a justificativa para a exclusão de partes do trabalho. Exemplos: “Excluir páginas xx a xxx, pois se trata de artigo submetido para publicação.” Obrigatória a indicação da data futura a ser divulgado o texto completo no LUME.

– Para ser considerado texto parcial, o arquivo deve possuir, pelo menos, alguma parte do texto desenvolvido na dissertação/tese. Recomenda-se que além das folhas pré-textuais e Referências, seja disponibilizado Introdução, Objetivos, Justificativa, Hipóteses, de acordo com a necessidade do autor.

 

CASO 3. DESEJO RESTRINGIR O CONTEÚDO TOTAL DO MEU TRABALHO:
Quando todo o trabalho não pode ser imediatamente disponibilizado no LUME, por motivo de sigilo industrial ou ético.

– 1 arquivo PDF do texto completo salvo com o seguinte nome: SobrenomeDoAutor-completo
– Termo de Autorização (TCC ou Tese/Dissertação) preenchido e assinado pelo aluno e pelo orientador.
Não assinalar nenhuma opção na seção 3. Obrigatório conter a justificativa para ao embargo total do trabalho e a indicação da data futura a ser divulgado o texto completo no LUME.

ONDE VOCÊ DEVE ENTREGAR

A Biblioteca não recebe Trabalhos de Conclusão de Curso, Teses e Dissertações diretamente dos alunos. Os trabalhos devem ser entregues às secretarias das Comissões de Graduação ou nos Programas de Pós-Graduação, dependendo do caso, posteriormente estes serão repassados à Biblioteca para registro no SABi.

COMGRAD/ENFcomgrad@enf.ufrgs.br

COMGRAD/SCsaudecoletiva@ufrgs.br

PPGENF ppgenf@ufrgs.br

PPGCOL ppgsc@ufrgs.br

Consulte a sua COMGRAD ou o seu PPG para informações sobre a documentação completa que deve ser entregue para solicitação de diploma.

a) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Folha de rosto (obrigatório)
Ficha catalográfica (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo em português (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)

 

b) ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Referências (obrigatório)
Glossário (opcional)
Apêndice (opcional)
Anexo (opcional)
Índice (opcional)

(De acordo com a ABNT NBR 14724:2011)

O QUE A BIBLIOTECA FAZ

A Biblioteca revisará o conteúdo do trabalho e, caso algum problema seja identificado, o autor será contatado para correção. Não havendo problemas, o trabalho será registrado pelo bibliotecário no catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, o SABi.

O prazo para esse procedimento varia de acordo com o volume de entregas e as demais atividades do setor de processamento técnico da Biblioteca. Após o registro no SABi, o trabalho e o termo de autorização são encaminhados à Gerência do LUME para disponibilização do conteúdo autorizado pelo autor no repositório digital.

QUANDO O TRABALHO É DISPONIBILIZADO NO LUME

Os trabalhos e os termos de autorização são encaminhados para a Gerência do LUME pela Biblioteca, após o registro no SABi, em lotes mensais. É de responsabilidade da Gerência do Lume a inclusão do documento no repositório digital e a criação de link para o texto completo ou parcial do trabalho no SABi.

O prazo para esse procedimento varia de acordo com o volume de documentos encaminhados ao LUME.

Caso não localize seu trabalho no SABi ou o link para o texto não esteja disponível, entre em contato com a Biblioteca pelo e-mail bibenf@ufrgs.br ou pelo whatsapp 3308 5070. Para prorrogar ou antecipar a data de disponibilização de seu trabalho no LUME, contate diretamente a Gerência através do e-mail lume@ufrgs.br.

REGULAMENTAÇÃO DA ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, TESES E DISSERTAÇÕES

A entrega de trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações está estabelecida pela regulamentação a seguir:

  • Instrução Normativa nº 01/2010 da Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS, de 21 de janeiro de 2010 – Regulamenta a entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em formato digital;
  • Ofício Circular nº 01/2010 da Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS, de 19 de janeiro de 2010 – Traz instruções para submissão de TCCs para disponibilização no Lume.
  • Resolução nº 07/2015 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS – Estabelece orientações sobre a visibilidade e acessibilidade, preservação e difusão via internet, das teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado produzidos no âmbito da Universidade;
  • Resolução nº 115/2014 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS – Estabelece orientações para fins de publicação e redação de Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e trabalhos de conclusão de Cursos de Especialização;
  • Resolução nº 114/2014 da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS – Orientações sobre o idioma de apresentação de teses, dissertações e outros trabalhos de conclusão nos cursos de pós-graduação no âmbito da UFRGS;
  • Artigo 40 da Resolução nº 10/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)

– Dispõe sobre o depósito de teses e dissertações em meio eletrônico;
– Instruções para Submissão de Teses, Dissertações, Trabalhos de Conclusão de Mestrado e de Especialização para Divulgação no Lume;
– Repositório Digital da UFRGS, da Biblioteca Central, de dezembro de 2010.

  • Ofício Circular nº 07/2007-PROPG da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRGS – Instruções para submissão de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de mestrado e de especialização para disponibilização da Biblioteca Digital (atual LUME);
  • Portaria nº 13/2006, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Institui a obrigatoriedade da disponibilidade digital das teses e dissertações por parte dos programas de pós-graduação reconhecidos.

 

Portanto, os procedimentos adotados estão baseados nesses documentos e os trabalhos entregues devem estar em conformidade com as disposições mais recentes.