Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

1º Simpósio Internacional de Saúde da População Negra

14 14-03:00 novembro 14-03:00 2016

Objetivo é fortalecer a Política Nacional de Saúde da População Negra 

O 1º Simpósio Internacional de Saúde da População Negra será realizado de 15 a 17 de novembro, em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados e podem ser feitas no site do evento, clicando aqui. Com o objetivo de fortalecer a implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra, além de ampliar a discussão em âmbito internacional, o evento é uma ação da Década dos Afrodescendentes e ocorrerá no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na avenida Paulo Gama, 110. As vagas são limitadas, e o público está estimado em 800 pessoas.

Já a inscrição de trabalhos foi feita até setembro, e esteve aberta a profissionais de saúde, pesquisadores, acadêmicos, usuários e representantes de movimentos sociais, em duas categorias: experiências inovadoras e destaque em pesquisa. A ideia é identificar experiências e projetos na área de saúde da população negra desenvolvidos por serviços e profissionais de saúde, ações de formação e pesquisas acadêmicas relacionadas, além de proporcionar a troca de experiências nas ações direcionadas ao fortalecimento da implementação dessa política de saúde. Os trabalhos selecionados serão premiados, conforme consta no edital, e receberão a menção honrosa durante o evento.

O 1º Simpósio Internacional de Saúde da População Negra será precedido do Seminário Povos Indígenas e Saúde: desafios à equidade no Sistema Único de Saúde, dia 14 de novembro, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Inscrições e outras informações podem ser obtidas clicando aqui.

Na programação, está prevista a participação de conferencistas nacionais e internacionais, com debates, diálogos, oficinas temáticas, apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão e feira de resultados de experiências em saúde da população negra. Também haverá publicações e lançamentos de livros, 3º Encontro Ilerá Tiyé: Pensando a saúde mental da população negra e a 4º edição da homenagem às mulheres negras que fazem a diferença no SUS.

O simpósio é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul, com parceria do Ministério da Saúde, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan-americana da Saúde e Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).

Outras informações podem ser obtidas no site www.sispn2016.com.br ou pelo telefone (51) 3289-2714.  
 

FONTE: ESP RS

Detalhes

Data:
14 14-03:00 novembro 14-03:00 2016
Website:
http://www.sispn2016.com.br/

Local

Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Paulo Gama, 110
Porto Alegre, RS Brasil
+ Google Map