FAQ

Quantas bibliotecas a UFRGS possui?

O Sistema de Bibliotecas da UFRGS é composto por 30 bibliotecas setoriais especializadas, 1 biblioteca de ensino fundamental e médio, 1 biblioteca depositária da documentação da ONU (Organização das Nações Unidas) e a Biblioteca Central que é o órgão coordenador do Sistema de Bibliotecas da UFRGS.

Onde posso encontrar as bibliotecas da UFRGS?

As Bibliotecas se localizam junto as Unidades de Ensino a que pertencem. Para consultar o endereço de cada uma de nossas bibliotecas acesse o site do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS).

Não sou aluno da UFRGS, posso retirar livros nas bibliotecas da UFRGS para levar para casa?

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para alunos, professores e servidores da UFRGS. Você poderá somente utilizar o serviço de consulta local.

Sou ex-aluno da UFRGS, posso retirar livros nas bibliotecas da UFRGS para levar para casa?

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para alunos da UFRGS com vínculo ativo. Você poderá somente utilizar o serviço de consulta local.

Sou membro da Associação dos Antigos Alunos da UFRGS, posso retirar livros nas bibliotecas da UFRGS para levar para casa?

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para alunos da UFRGS com vínculo ativo.Você poderá somente utilizar o serviço de consulta local.

As bibliotecas da UFRGS funcionam todas no mesmo horário?

Não. Cada biblioteca tem seu horário próprio de funcionamento. Para saber o horário de funcionamento das bibliotecas você deve consultar o site do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS).

As bibliotecas da UFRGS abrem aos sábados?

Não. Para saber os horários das bibliotecas você deve consultar o site do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBUFRGS).

Como faço para doar livros para a Biblioteca da UFRGS?

O Sistema de Bibliotecas da UFRGS é composto por 33 bibliotecas. Cada biblioteca do Sistema tem normas próprias para receber doação de material bibliográfico. Dessa forma, localize na listagem de Bibliotecas do SBUFRGS a biblioteca para a qual você quer encaminhar a doação e entre em contato para tomar conhecimento dos procedimentos.

O que é o Lume?

O Lume é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/ou pelo seu caráter histórico, é de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão.

Como é feita a submissão de trabalhos acadêmicos ao Lume?

Toda a tese, dissertação ou trabalho de conclusão de mestrado gerado no âmbito da Universidade deverá obrigatoriamente, ser entregue à biblioteca setorial determinada pelo Programa de Pós-Graduação, nos formatos impresso e eletrônico, acompanhado do Termo de Autorização para Disponibilidade de tese, dissertação ou trabalho de conclusão de mestrado na Biblioteca Digital da UFRGS. Os TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso -, devem ser entregues, em meio digital, à COMGRAD, com vistas à Biblioteca Setorial da respectiva unidade Universitária, para registro no SABi e disponibilização no Lume.

Para trabalhos passíveis de registro de patente, como proceder para encaminhar a submissão ao Lume?

O autor deve contatar antecipadamente o Escritório de Interação e Transferência de Tecnologia para as orientações cabíveis, pelo e-mail: eitt@ufrgs.br ou sedetec@ufrgs.br, pelo telefone: (51) 3308-3800 ou pelo fax: (51) 3308-4237.

Quem pode usar o Portal de Periódicos CAPES?

Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. Alunos, professores e pesquisadores de instituições não participantes que desejarem acessar informações e obter documentos disponíveis no Portal devem procurar a biblioteca da instituição participante mais próxima. Para maiores informações acesse as Perguntas Frequentes no Portal da CAPES.

De que locais posso acessar o Portal?

O acesso ao Portal é realizado em equipamentos eletrônicos com acesso à internet. Para acesso completo aos materiais disponíveis na instituição é necessário o acesso: em computadores instalados nas dependências da Universidade; em computadores pessoais utilizando a conexão wireless da Universidade ou mediante a configuração para acesso remoto (Proxy/CAFe).

Posso acessar o Portal de minha casa?

Sim, caso sua instituição ofereça acesso remoto ao seu provedor autorizado de internet. Na UFRGS, as instruções para acesso remoto encontram-se no link.

Posso acessar o Portal fora da minha instituição (em casa, em viagens, durante uma pesquisa de campo etc.)?

Sim, existem duas formas de acesso remoto ao conteúdo do Portal de Periódicos. A primeira é provida por algumas universidades, que dispõem desse serviço. As condições para obtenção e utilização desse tipo acesso remoto são de responsabilidade única e exclusiva da instituição. O acesso remoto deve se restringir aos usuários autorizados do Portal de Periódicos. Informações sobre esse serviço podem ser adquiridas na biblioteca da sua instituição. A Capes também oferece acesso remoto ao Portal de Periódicos a usuários de instituições de ensino e pesquisa que integram a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma rede de confiança, gerida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Caso sua instituição participe da CAFe, o acesso remoto ao Portal é feito na seção Meu Espaço. O usuário deve escolher a opção Usar identificação da minha instituição através da federação CAFe – RNP e fazer a autenticação por meio do login e senha fornecidos pela própria instituição.

Como posso obter documentos que não estão no Portal?

A CAPES não assina todos os títulos disponíveis através dos sites dos fornecedores de publicações eletrônicas, portanto, pode ocorrer que, ao tentar consultar o texto completo de um artigo publicado em um periódico não assinado, o sistema informe o preço do item ou solicite uma senha. Neste caso, o usuário poderá encomendá-lo online diretamente do fornecedor, ou através de programas de comutação bibliográfica, como o COMUT. Consulte sua biblioteca para obter mais informações sobre este serviço.

O que é o SABi?

O Sistema de Automação de Bibliotecas – SABi é o sistema que gerencia o catálogo on-line das 33 bibliotecas da UFRGS. O SABi foi implantado em 1989 e adota o software Aleph 500 para gerenciar as atividades e serviços oferecidos pelas 33 bibliotecas da UFRGS a sua comunidade usuária. O sistema é composto por módulos responsáveis pelo:

  • Registro das informações bibliográficas dos livros, periódicos e outros documentos no banco de dados bibliográfico da Universidade;
  • Controle das coleções de periódicos existentes na UFRGS;
  • Catálogo on-line do acervo das bibliotecas;
  • Geração de relatórios estatísticos e de controle das atividades, e;
  • Gerência das transações de empréstimo, renovação, devolução e reserva de documentos realizadas pelos usuários do serviço de circulação das bibliotecas.

Todo o processo de automação das rotinas das bibliotecas do SBU é desenvolvido sob a coordenação da Biblioteca Central.

Que recursos o SABi oferece?

Através do SABi você pode consultar o catálogo on-line para localizar materiais bibliográficos disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Além disso, é possível consultar suas transações de empréstimo, reserva, renovação e controlar débitos.

O SABi tem um tutorial para auxiliar na utilização dos seus recursos?

Sim. Para acessar ao tutorial entre na página inicial do SABi e clique no botão Tutoriais.

As Bibliotecas da UFRGS possuem alguma norma ou regulamento que disponha sobre os serviços de circulação: empréstimo, reserva, renovação, devolução?

Sim. A Portaria 936 de 17 de abril de 2006, regulamenta a Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS. A portaria está disponível para consulta no site do SBUFRGS.

Tenho acesso apenas aos recursos disponíveis no SABi e Portal de Periódicos da CAPES?

Não. A UFRGS assina diversas bases de dados que contemplam documentos de todas as áreas do conhecimento. Encontre a lista de bases de dados assinadas no link.