Super 6 : passos de um processo de pesquisa

Você precisa fazer um trabalho e não sabe como fazer sua pesquisa?

1º passo: Reconhecer6_2

Identifique o assunto do trabalho

 Dicas:

  • redija um título resumido/objetivo para o seu trabalho:
    • Meu trabalho é sobre…..
  • formule questões
    • “que perguntas devem ser respondidas neste trabalho?”
    • “qual o assunto geral do trabalho?”
    • “é sobre um tema específico?”
  • liste os termos que representam o assunto;
  • identifique o tipo de documento que pode conter a informação. Conheça os tipos de documentos aqui;Reconhecer
  • monte um pequeno sumário
    • o sumário pode ser na forma de lista contendo todas as partes que  vão compor o trabalho. Veja um exemplo:
1 Introdução
2 Processo administrativo
2.1 Planejamento
2.1.1 Planejamento estratégico
2.1.2 Planejamento tácito
2.1.3 Planejamento operacional
2.2 Organização
2.3 Direção
2.4 Controle
3 Conclusão
Referências

2º passo: Buscar

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Identifique onde você pode encontrar documentos para sua pesquisa

Você encontra:

Conheça alguns critérios para determinar fontes de pesquisa relevantes:

  • Atualidade – “a fonte indica quando o material foi publicado?”
  • Autoridade – “o autor/instituição é reconhecido na área?”
  • Confiabilidade/ Credibilidade – “a fonte pertence à algum órgão, instituição, editora ou distribuidor de conteúdo conhecido?”
  • Custo –   “os materiais estão disponíveis sem custo?”
  • Disponibilidade –  “os materiais estão disponíveis em texto completo ou apenas o seu resumo?”
  • Facilidade de uso – “os recursos da fonte estão claramente identificados e de fácil aplicação?”
  • Precisão – “os materiais estão identificados com informações como autor e título, por exemplo?”

3º passo: Recuperar e acessar6_3

Faça a busca e encontre os documentos que você precisa

Dica:

  • Olhe a interface da página e identifique os campos de pesquisa para a recuperação de tipos específicos de informações (título, autor, assunto etc.);
  • Visite a seção de ajuda da página para obter dicas sobre estratégias de busca:
    • Substituição de um ou mais caracteres de uma palavra de modo a recuperar documentos mesmo com variações no texto (truncagem)
    • Formas de combinar diferentes termos em uma única expressão (operadores booleanos (and, or , not));

booleanos

  • Estabeleça como objetivo identificar na lista de resultados apenas aqueles itens que estão diretamente relacionados ao assunto que lhe interessa, eliminando os demais. Para isso utilize os filtros disponibilizados pela base;

4º passo: Usar6_4_1

Leia os documentos que você encontrou.

Dicas:

  • Destaque/ anote as partes que achar mais interessantes e úteis;
  • Lembre-se de anotar os dados do documento (autor, título, data, por exemplo) e fazer a citação corretamente. A utilização de ideias sem indicação de fonte constitui-se como plágio;

5º passo: Sintetizar6_4

Organize os resultados da sua pesquisa.

Dicas:

  • Utilize ferramentas de produção como os gerenciadores de referências: Mendeley e Endnote. Estas ferramentas, além de organizar as referências (que você encontrou no passo 3), auxiliam na formatação dos trabalhos através de plugins em softwares de processamento de texto como Word e Open Office.
  • Esse é o momento de escrever o seu texto.

6º passo: Avaliar6_5

Avalie o resultado final de seu trabalho

Dicas:

  • Revise o texto de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa;
  • Confira se atende a todos os aspectos e questionamentos solicitados para o trabalho.