Políticas e procedimentos

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui um Sistema de Bibliotecas (SBUFRGS) constituído por 32 bibliotecas distribuídas em 6 campi. O Sistema possui: uma Biblioteca Central, responsável pela coordenação técnica; uma biblioteca escolar; uma biblioteca Depositária da documentação da Organização das Nações Unidas; e 29 bibliotecas setoriais com acervos relacionados às diferentes áreas de conhecimento dos cursos oferecidos em sua unidade acadêmica.

As bibliotecas oferecem diversos serviços de informação à comunidade universitária (alunos, docentes, técnicos administrativos) e à comunidade externa. Dentre eles, a disponibilização de acervos impressos e eletrônicos para consulta e empréstimo domiciliar, acesso aos recursos assinados pela Universidade mesmo fora do campus, capacitações dos usuários na utilização dos recursos informacionais e suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O SBUFRGS possui diversas políticas e procedimentos comuns para o desenvolvimento de acervos, a representação de documentos no catálogo bibliográfico institucional e para o atendimento aos seus usuários. Para tal foi desenvolvida uma interface web, denominada Document@, para disponibilização dos manuais com as diretrizes comuns a serem seguidas, relacionadas com catálogo online SABi e com o Lume – Repositório Digital da UFRGS.

 Site Document@Sobre a política de desenvolvimento de coleções, os diferentes acervos são desenvolvidos de acordo com políticas específicas, dependendo das necessidades de informação dos diferentes segmentos da comunidade universitária. O Quadro 1 apresenta a constituição dos acervos bibliográficos do SBUFRGS em 2016, por tipo de material. Em relação ao acervo de periódicos, além dos títulos que constituem a coleção impressa identificados no Quadro 1, a Universidade utiliza também amplamente o Portal de Periódicos da CAPES. Em 2016, foram disponibilizados 37 mil títulos de periódicos e 126 bases de dados referenciais no Portal.

Quadro 1- Acervo bibliográfico do SBUFRGS por tipo de material em 2016

Acervo Bibliográfico

Tipo de Material 2016 Acréscimo em 2016
Livros (volumes) 747651 4604
E-books (títulos) 47691 810
Periódicos (títulos) 15761 89
Outros materiais 104723 3335

No caso do acervo de livros utilizados em disciplinas dos cursos de graduação, o SBUFRGS adota um método denominado Bibliograd, que possibilita um melhor planejamento da aquisição de material bibliográfico. Com a utilização do Bibliograd, os acervos das diferentes bibliotecas são anualmente avaliados de duas formas:

a) qualitativamente: pela cobertura dos títulos dos livros citados nos planos de ensino;
b) quantitativamente: pela relação entre número de exemplares destes títulos e o número de matrículas oferecidas nas disciplinas.

Além disso, o método subsidia a tomada de decisão com relação à distribuição do recurso financeiro entre bibliotecas de forma proporcional às carências de acervo identificadas e que serve como instrumento de seleção para o desenvolvimento do acervo de materiais para graduação. Outro subproduto do Bibliograd é a avaliação dos acervos de acordo com parâmetros específicos definidos em instrumento do INEP/MEC.

Relatório Bibliograd/INEP Bibliografia básica

Relatório Bibliograd/INEP Bibliografia complementar

Em relação a organização e divulgação dos acervos das bibliotecas, o SBUFRGS possui um catálogo bibliográfico denominado SABi. No SABi os usuários identificam as obras disponíveis e sua localização nos acervos, bem como gerenciam seus empréstimos, renovações e reservas. Os usuários ainda dispõem de um aplicativo para dispositivos móveis “UFRGS Mobile” que permite, dentre outras funções, a renovação automática dos empréstimos.

Catálogo SABiAlém do SABi, a Universidade disponibiliza o Repositório Digital da UFRGS, denominado Lume. O Lume é um projeto conjunto do SBUFRGS e do Centro de Processamento de Dados que tem por objetivo dar acesso às coleções digitais de documentos gerados no âmbito da Universidade e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/ou pelo seu caráter histórico, é de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão.

Lume – Repositório Digital da UFRGS

O SBUFRGS possui ainda a política de controle da produção intelectual (PI) de docentes e técnico-administrativos da UFRGS no catálogo online SABi e no repositório Lume. Este serviço tem por objetivos a preservação da memória institucional da Universidade e a ampliação da divulgação e do acesso aos documentos de PI. Esta política define que cada biblioteca é responsável pelo registro, armazenamento e difusão dos documentos de PI da unidade acadêmica a qual se vincula.

Como política para atendimento aos usuários são realizados diversos serviços com destaque para a capacitação dos usuários no uso dos recursos informacionais disponibilizados. O SBUFRGS promove cursos e seminários com o objetivo de desenvolver o domínio de técnicas de identificação e uso da informação em Ciência, Tecnologia e Inovação, dirigidos tanto a alunos como a docentes e técnicos-administrativos da Universidade e público em geral. As 32 bibliotecas possuem uma agenda de eventos comum disponibilizada no site do SBUFRGS.