Acesso ao acervo

As informações sobre os acervos da UFRGS estão disponíveis no SABi (catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS) e na página Fontes de Pesquisa.
Abaixo seguem algumas informações sobre consulta, empréstimo, reserva e renovação dos materiais dos acervos do SBUFRGS, assim como o Regulamento de Empréstimo.

Consulta local dos acervos bibliográficos impressos e eletrônicos

FIS_BalcaoQuem tem acesso ao serviço?

Os acervos impressos e eletrônicos estão disponíveis para consulta pelo público em geral nas bibliotecas da UFRGS, independentemente da existência de vínculo com a Universidade.

As bibliotecas disponibilizam computadores para acesso aos acervos eletrônicos?

Os acervos eletrônicos estão disponíveis para acesso nos computadores disponibilizados nas bibliotecas.
Pessoas com vínculo podem acessar os recursos fora do campus.acesso-fora

Ramon_Moser-5840Empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos dos acervos

Quem tem acesso ao serviço?

O serviço de empréstimo domiciliar está disponível para usuários com vínculo ativo na UFRGS e para outras categorias que não possuem cadastro no Banco Pessoa da UFRGS:

  • Discentes de graduação e pós-graduação;
  • Docentes;
  • Servidores técnico-administrativos;
  • Colaboradores convidados;
  • Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA);
  • Funcionários de instituições reconhecidas e credenciadas que venham a firmar convênio com alguma unidade/órgão da UFRGS que contenha cláusula referente ao uso da biblioteca;
  • Outros usuários de vínculo temporário definidos pela UFRGS.

Como funciona o empréstimo?

O empréstimo é realizado somente mediante o uso do cartão de identificação da UFRGS e senha pessoal. O cartão de identificação é de uso pessoal e intransferível.
Os materiais podem ter prazos distintos de devolução, dependendo do status de empréstimo definido pela Biblioteca.
O período de empréstimo deve ser conferido no momento de retirada junto ao balcão da biblioteca.
Alguns materiais que constituem os acervos só podem ser consultados localmente, não sendo emprestados.

Quem é responsável pelo controle da data de devolução do material na biblioteca?

O controle da data de devolução é de responsabilidade exclusiva do usuário.  Caso não ocorra qualquer problema de comunicação entre servidores de e-mail, o SABi envia uma mensagem quando o prazo de devolução se aproxima. Todavia, o não recebimento do lembrete não implica abono de pagamento da taxa por atraso na devolução.

Biblioteca - EducaçãoPagamento de taxa por atraso na devolução de material bibliográfico

O não cumprimento do prazo de devolução implica no pagamento de alguma taxa?

O não cumprimento do prazo de devolução implica no pagamento de taxa por atraso na devolução de material bibliográfico por item e dia/hora de atraso, dependendo do status de empréstimo do material.

Qual é o valor da taxa por atraso na devolução de material bibliográfico?

A taxa por atraso é de R$1,00 (um real) por dia ou por hora, dependendo do status do material (Veja Portaria 4883).

Como é feito o pagamento da taxa?

O pagamento de taxa por atraso na devolução de documentos nas bibliotecas é realizado exclusivamente via GRU (Guia de Recolhimento da União).
A GRU deve ser emitida na página do SABi, após a Identificação do usuário e seleção do(s) débito(s) a pagar em cada uma das bibliotecas.
Veja aqui os procedimentos para quitação da taxa por atraso no Sistema de Bibliotecas da UFRGS.
Veja também um tutorial com o passo-a-passo para geração da GRU.

LEMBRETES:

  • A GRU só pode ser gerada após a devolução do documento em atraso;
  • A quitação do débito será realizada automaticamente (desde que GRU seja criada pelo SABi), em até 48 horas, após o pagamento. Para quitação antes deste período, apresente a guia e o comprovante de pagamento na biblioteca onde o débito foi gerado;
  • Não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.

Renovação dos prazos de empréstimo de material bibliográfico

O prazo de empréstimo pode ser renovado?

O prazo pode ser renovado pelo próprio usuário,

  • acessando o SABi pela internet,
  • utilizando o aplicativo UFRGS Mobile para Android (exclusivo para usuários com acesso ao portal do aluno/servidor);
  • solicitando nos balcões de empréstimo do SBUFRGS.

Existe alguma circunstância que impede a renovação do prazo de empréstimo?

Os materiais com empréstimo reservado por outros usuários e os materiais que possuem status de consulta local não podem ter seus prazos renovados.
Além disso, os usuários que possuem devoluções em atraso ou débitos de taxas superiores a R$ 5,00 são impedidos pelo sistema de efetuar renovações.

DICA:

Para evitar atrasos na devolução, não deixe para renovar seus empréstimos na última hora.
Para outras informações, consulte o Regulamento de Empréstimo do SBUFRGS, ou entre em contato com a sua biblioteca.
Consulte a portaria que Regulamenta a restrição da concessão de benefícios a servidores e discentes em débito com o Sistema de Bibliotecas da UFRGS.