Você quer saber como aplicar as normas ABNT para formatação do seu trabalho acadêmico? Precisa de uma ficha catalográfica?

Identifique as normas ABNT para formatação de TCCs, dissertações e teses. Além disso, as bibliotecárias e bibliotecários da UFRGS podem auxiliá-lo na localização das normas adequadas ao seu trabalho, bem como em suas aplicações.

Normas

Para que servem as normas?

As normas definem os padrões de apresentação de forma e conteúdo de TCCs, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios etc. Ao elaborar seu trabalho, você vai precisar consultar as normas ABNT para formatação ou outra norma (de acordo com seu curso) para saber, por exemplo, quais configurações de página deverão ser utilizadas, qual o tamanho da fonte do texto, como elaborar as referências, como citar as fontes consultadas, como apresentar uma tabela, figura ou gráfico, como apresentar os elementos pré e pós-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, referências etc.) e muito mais.

Quem pode orientar na formatação do trabalho?

Os bibliotecários da sua unidade podem prestar auxílio nas dúvidas de normalização. Além disso, as bibliotecas oferecem uma capacitação sobre o tema através do Curso de Extensão Super 8, com o título “Trabalho acadêmico (com Mendeley ou Zotero)”. Confira as datas das próximas turmas aqui.

Existe alguma ferramenta de auxílio para a formatação do trabalho?

Para inserir citações e lista de referências você pode utilizar os gerenciadores de referência. Para formatar o trabalho, utilize o template disponível aqui.

Qual o estilo de norma devo utilizar no meu trabalho acadêmico?

As normas são criadas por entidades normalizadoras como, por exemplo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a American Psychological Association (APA). Cada entidade cria seu próprio estilo de normas, de acordo com suas áreas de atuação.
Na UFRGS, o estilo mais utilizado pelos cursos de graduação e pós-graduação é o ABNT, no entanto, alguns cursos adotam outros estilos, como o Vancouver, da área da saúde.
Os alunos devem confirmar com os professores e bibliotecários qual é o estilo adotado pelo seu curso.
Além disso, periódicos científicos costumam usar estilos próprios, exigindo a adequação dos originais para publicação.

Quais normas devo utilizar?

Para o estilo ABNT, as principais normas usadas para formatação são:

Normas ABNT

Código Nome
ABNT NBR 14724:2011 Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos — Apresentação
ABNT NBR 6022:2018 Informação e documentação – Artigo em publicação periódica
ABNT NBR 6023:2018 Informação e documentação – Referências – Elaboração
ABNT NBR 6024:2012 Numeração progressiva das seções de um documento – Procedimento
ABNT NBR 6027:2012 Sumário – Procedimento
ABNT NBR 6028:2003 Resumos – Procedimento
ABNT NBR 6034:2004 Preparação de índice de publicações – Procedimento
ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação – Apresentação de citações em documentos
ABNT NBR 12225:2004 Títulos de lombada – Procedimento
Acesso às normas
Capacitações

Ficha catalográfica

Ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos

De acordo com a NBR ABNT 14724 – Trabalhos acadêmicos — Apresentação, a ficha catalográfica deve ser inserida no verso da folha de rosto de TCCs, dissertações e teses impressas. Em versões digitais, a ficha deve ser inserida logo após a folha de rosto, mas não deve ser considerada na paginação.
Para elaborar a ficha para trabalhos acadêmicos, utilize o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica. Clique aqui para mais informações

Ficha para livros, anais de eventos e periódicos

A ficha é obrigatória em todo livro conforme a Lei nº10753/2003. Para livros, anais de eventos e periódicos publicados por técnicos e docentes da UFRGS, os bibliotecários elaboram as fichas mediante solicitação, de acordo com a unidade à qual o solicitante está vinculado.

Quando solicitar?

A solicitação da ficha deve ser feita assim que, mas não antes, da definição dos principais elementos bibliográficos da publicação, sendo eles:

1 Os autores;
2 Título;
3 Se o material  fará parte de uma série;
4 Os assuntos e sua estrutura no texto;
5 O ISBN

Isso porque qualquer alteração posterior pode comprometer a padronização da catalogação do item em diferentes bases de dados e catálogos.

O que é necessário para solicitar a ficha?

O texto completo da obra deve ser enviado à sua biblioteca sempre que possível.

Quando o texto completo não estiver disponível, para elaborar uma ficha catalográfica de boa qualidade é necessário:

1 arquivo contendo páginas de identificação (página de rosto, e outras páginas iniciais que contenham informações sobre responsáveis, direitos sobre o conteúdo e série) e algumas páginas de conteúdo (sumário, prefácio, introdução e primeiros capítulos);
2 data de publicação;
3 número total de páginas;
4 indicação da presença de figuras;
5 indicação do tipo de material.

Preencha o formulário abaixo para solicitar a ficha.

Recebi a ficha, o que faço?

Após receber a ficha, verifique o conteúdo da mesma, caso tenha dúvidas ou acredite que exista algum erro contate a biblioteca da sua unidade.

A ficha, por padrão, é incluída no verso da folha de rosto, sozinha ou junto com outras informações de caráter editorial.
As pontuações, espaços e capitalização de palavras não devem ser alteradas, porque cada um desses elementos tem função conforme as regras utilizadas para elaboração da ficha.  A formatação do conteúdo, de forma padronizada auxilia centros de informação internacionais a identificar os elementos do livro, mesmo que suas equipes não dominem o idioma do material.

Se houver mudanças significativas no material, desde o período em que a ficha foi elaborada, informe o bibliotecário para que uma nova ficha seja elaborada, mais fidedigna à versão a ser publicada.