Clube de Leitura Leia Mulheres

O clube de leitura Leia Mulheres iniciou seus encontros em 2015, como uma forma de incentivar a produção editorial e a visibilidade de livros escritos por mulheres.

A ideia se espalhou rápido e hoje o clube tem edições na maioria das capitais brasileiras e tem até um aplicativo que mostra a agenda dos encontros do Leia Mulheres. Cada edição escolhe um livro para mediação da leitura e debate num encontro presencial.

O próximo encontro em Porto Alegre será no dia 27 de janeiro, um sábado, às 16h, na Aldeia, que fica na rua Santana, 252. O livro escolhido foi “A Cor Púrpura, escrito por Alice Walker.

Alice Walker é uma importante escritora estado-unidense, feminista e ativista do movimento negro , com mais de trinta obras publicadas, entre novelas, contos, poesia e não-ficção. De sua vasta produção se destaca o livro “The Color Purple” (A Cor Púrpura), publicado em 1982 e ganhador do prêmio Pulitzer do ano seguinte. A popularidade da obra cresceu muito  quando recebeu uma adaptação para o cinema, 1985, com direção de Steven Spielberg, roteiro da própria autora, atuações de Whoopy Goldberg, Danny Glover e Oprah Winfrey e concorreu ao oscar em 11 categorias.

A Cor Púrpura é um livro composto por cartas trocadas entre Celie, uma mulher negra do sul dos Estados Unidos no início do século XX e sua irmã Nettie. Através das cartas, enviadas ora para Deus, ora para Nettie, Celie vai compondo um quadro do racismo e das relações entre as pessoas negras dessa época. Na narrativa vão surgindo cenas da violência e precariedade da vida, mas também laços de amizade e amor, um forte vínculo comunitário e solidário e de irmandade entre mulheres negras.

 

 

Serviço:

O que? Clube de leitura Leia Mulheres – A Cor Púrpura, de Alice Walker

Quando? Dia 27 de Janeiro de 2018

Onde? Na Aldeia, rua Santana, 512

Mais informações no evento no Facebook.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *