Sobre

A Biblioteca do Instituto de Psicologia é uma das bibliotecas setoriais do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBU). Está ligada administrativamente ao Instituto de Psicologia e tecnicamente à Biblioteca Central. Originou-se do acervo da antiga Faculdade de Filosofia. Em 1973, com a reforma universitária, foi criado o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, com novas instalações no Campus do Vale, ocasião em que o acervo de Psicologia foi separado fisicamente, permanecendo no Campus Central.

Localizada no Campus da Saúde, junto ao Instituto de Psicologia, no andar térreo, a Biblioteca possui acervo especializado na área de Psicologia, Serviço Social e Fonoaudiologia, atuando como apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade nestas três áreas.

O catálogo da Biblioteca está disponível online desde 1994, como parte do Sistema de Automação de Bibliotecas da UFRGS – SABi. Hoje, diversas bases de dados nas áreas atendidas estão disponíveis, sendo possível acessá-las da biblioteca ou de qualquer outro lugar através de acesso remoto. A biblioteca também é responsável por registrar e disponibilizar a produção intelectual do Instituto de Psicologia.

A Biblioteca participa ainda de redes cooperativas em nível nacional, que permitem a obtenção de documentos não disponíveis no acervo local.