Sobre Nós

 A iniciativa de organizar o trabalho desenvolvido com os animais abandonados no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) surgiu em outubro de 1996 e agrega alunos, funcionários e professores. Os participantes, desde o início, sempre tiveram presente o caráter voluntário de toda e qualquer ação envolvendo os animais, inclusive contribuições individuais ou coletivas para cobrir despesas com procedimentos veterinários, transporte, internações em clínicas, em lares temporários, medicamentos e alimentos, entre outros.
   A partir de 2005 nosso trabalho voluntário foi aceito como “Projeto de Extensão”,  cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS (PROREXT), com foco no bem-estar animal, combate ao abandono, conscientização sobre a responsabilidade da adoção, guarda responsável e controle de zoonoses.
 Os animais são identificados, desverminados, vacinados, castrados e alimentados, sempre com vistas à adoção.
Como os animais adultos e/ou idosos são mais difíceis de serem adotados, existe uma população estável de cães no Campus do Vale que permanecem na área de atuação dos voluntários cuidadores, aguardando uma oportunidade de adoção.Todos os animais estão registrados num banco de dados, com uma ficha de acompanhamento das vacinas e demais procedimentos veterinários. Não recolhemos animais e não dispomos de canil ou abrigo. O trabalho deste grupo consiste embuscar um lar definitivo para os animais abandonados no Campus do Vale da UFRGS e que muitas vezes foram vítimas de crueldade e maus tratos.