Banco de Imagens e Efeitos Visuais
Laboratório de Antropologia Social
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

O Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) na UFRGS estuda há 20 anos a memória coletiva, os itinerários urbanos e as formas de sociabilidade no mundo contemporâneo – principalmente nas cidades do Rio Grande do Sul. Trabalhando com os recursos digitais e com o nosso marco teórico da Etnografia da Duração, somos um grupo de antropólogos e contribuintes à Antropologia Visual e da Imagem que trabalha com coleções etnográficas multimídia de forma coletiva.

Criamos um banco digital para divulgação do nosso material de pesquisa coletado nestas duas décadas: queríamos criar um espaço de pesquisa digital para democratizar as informações coletadas com recursos públicos. Ao mesmo tempo, entendemos que criar um banco on-line também permite novas inferências acerca das nossas coleções através da estruturação deste banco de conhecimento que propomos. Assim sendo, tal convergência de imagens provenientes de fundos de origens diferentes (antigas e recentes, fabricadas ou não pelos antropólogos em suas pesquisas ao longo deste período) pode nos indicar a direção mais próxima para a interpretação da dialética temporal que orientam tais fenômenos, ainda que de forma indireta, algo que seria de todo impossível se enfocássemos isoladamente as imagens ali reunidas. Assim, para a produção e geração de coleções etnográficas sobre o patrimônio etnológico de uma comunidade urbana qualquer, quanto mais constelações de imagens apresentarem desde um mesmo ponto de convergência, tanto mais direções para construir conhecimento sobre uma determinada ordem de fenômeno.

Além do nosso banco disponível, nossas trajetórias enquanto grupo de pesquisa estão todas documentadas e podem ser acessadas aos que possuem interesse em conhecer mais sobre nossas produções. Possuímos tanto um histórico das linhas de pesquisa envolvidas quanto dos projetos concluídos, dos projetos em andamento, do histórico de outros sites que tivemos e dos pesquisadores que nos ajudaram a criar o que temos hoje. Ainda temos todas nossas produções – audiovisual, sonoras, interativas e textuais – disponíveis fora do acervo para acesso gratuito.

Telefone: 0**(51) 3308 6647

Av. Bento Gonçalves, 9500 – Agronomia, Porto Alegre – RS, 91509-900