Atividade Integradora

Objetivo da disciplina:
A disciplina visa a oportunizar aos alunos a integração concreta dos conhecimentos básicos e aplicados adquiridos em disciplinas cursadas da 1ª a 4ª etapas do curso, no contexto do desenvolvimento de um projeto de pesquisa científica biotecnológica original.

 

Pretende-se que os alunos desenvolvam as capacidades de:

  1. identificar temas passíveis de investigação experimental envolvendo organismos, processos e/ou produtos de aplicação biotecnológica;
  2. a partir da identificação de um tema de interesse, propor abordagens experimentais para investigação do mesmo;
  3. elaborar e apresentar formalmente um projeto pesquisa baseado em um tema identificado e em uma estratégia experimental definida.

Sugerimos que o aluno entre em contato com o/a professor(a) com que deseja realizar a Atividade Integradora um semestre antes para ver se o professor pode ofertar uma turma na disciplina. A oferta da atividade integradora é feita baseado na procura dos alunos aos professores.

 

Etapas de desenvolvimento do trabalho:
• Discussão integradora de conhecimentos prévios para identificação de temas de interesse para pesquisa biotecnológica;
• Identificação de temas de interesse para estudo, com foco em organismos, processos e/ou produtos de aplicação biotecnológica;
• Levantamento bibliográfico relacionado aos temas escolhidos;
• Discussão dos fundamentos teóricos e das justificativas para estudo dos temas escolhidos;
• Proposição de estratégias experimentais para estudo dos temas escolhidos, com adequação à equipe executora e à infraestrutura e recursos disponíveis;
• Discussão dos resultados esperados a partir de cada estratégia proposta;
• Orientações gerais para estruturação de um projeto de pesquisa original;
• Elaboração de projetos de pesquisa originais baseados nos temas propostos;
• Preparação dos projetos elaborados;
• Entrega dos projetos elaborados ao orientador.

 

Avaliação:
O desempenho dos alunos, nas atividades coletivas e individuais, será avaliado pelo docente orientador de cada aluno.
Serão considerados, na avaliação, a análise do projeto na forma impressa e o desempenho do aluno durante o semestre.