Comissão de Avaliação de Bolsas IC

A Iniciação Científica é uma modalidade de fomento à pesquisa concebida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e seu principal objetivo é despertar jovens talentos para a ciência. A Iniciação Científica tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da pesquisa na Universidade.

A atividade de Iniciação Científica contribui diretamente para a educação diferenciada do corpo discente, tendo em vista a formação analítica, o conhecimento do método científico e a capacidade de resolução de problemas complexos propiciada pela atividade de pesquisa. É relevante salientar, também, a importância da pesquisa na formação profissional qualificada dos futuros egressos da Universidade, bem como na qualificação do ensino básico – através de um programa específico para estudantes do Colégio de Aplicação.

A UFRGS também possui um Programa de IC voluntária que possibilita o estágio de estudantes de graduação de diversas universidades, constituindo-se em uma contribuição para a sociedade e para a formação de recursos humanos no País. A Política de Iniciação Científica é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e apoiada pela Comissão de Pesquisa e pelo Comitê Local de Iniciação Científica de cada Unidade Acadêmica da UFRGS.

A PROPESQ conta com apoio institucional e administrativo do Programa de Iniciação Científica e dos grupos de pesquisa da Universidade. A atividade de pesquisa realizada na Universidade resulta da sua organização em linhas de pesquisa e dos projetos coordenados por seus pesquisadores. Diversos órgãos da estrutura administrativa da UFRGS exercem papel relevante quanto à política de pesquisa da UFRGS. Entre eles, a Câmara de Pesquisa do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e as Pró-Reitorias Acadêmicas.

A Pró-Reitoria de Pesquisa executa a sua Política de Iniciação Científica através da supervisão, administração e coordenação dos programas de iniciação científica dos órgãos de fomento, bem como dos programas financiados com recursos da Universidade. O programa de IC é apoiado financeiramente por órgãos de fomentos oficiais, pela própria Universidade e por projetos liderados por pesquisadores no âmbito de grupos de pesquisa.

Clique aqui para acessar na íntegra os Princípios da Política de Iniciação Científica da PROPESQ-UFRGS.

 

Integram a Comissão de Avaliação de Bolsas de IC do Instituto de Biociências:

Luciane Maria Pereira Passaglia (coordenadora)

Charley Christian Staats

Fabiana Horn

Gilson Rudinei Pires Moreira

Felipe dos Santos Maraschin

 

Link útil: https://www.ufrgs.br/propesq1/iniciacaocientifica/