Na última quarta-feira (12/04/17), no Anfiteatro da Botânica, aconteceu o lançamento do documentário “Caminhos de Itapeva". O Parque Estadual de Itapeva (PEVA) foi escolhido para a primeira produção de material audiovisual de divulgação das Unidades de Conservação Ambiental do Estado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A iniciativa é uma oportunidade de divulgação dos desafios necessários para manter uma unidade de conservação ambiental no Litoral Norte. Mesmo sob todas as dificuldades que enfrenta, a unidade é exemplo em regularização fundiária no Rio Grande do Sul, além de contar com um conselho gestor bastante atuante. Outros dois aspectos considerados relevantes são as consequências que esse fragmento de paisagem nativa sofre de uma matriz urbana em expansão e a invasão de espécies exóticas.

O documentário, produzido pelo PET Biologia UFRGS, contou com o apoio da equipe do Parque, da Fundação Zoobotânica, professores da UFRGS, comunidade de Torres, alunos do curso de Biologia e Instituto de Biociências UFRGS, por esta razão o grupo escolheu o IB para fazer a primeira exibição e compartilhar essa experiência com professores, alunos e servidores.

DSC 0006

DSC 0013