A partir de agosto de 2017, a UFRGS dispõe de coletores em todos os campi para depósito de pilhas e baterias usadas. A Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) instalou equipamentos para o armazenamento temporário deste tipo de material até o seu descarte final, que será realizado por empresa especializada.
Os coletores foram confeccionados na cor laranja e estão sinalizados com a identificação “Resíduo Perigoso”.
Pilhas e baterias descartadas são classificadas como Resíduo Sólido Perigoso – Classe I (conforme a NBR 10.004) e não podem ser depositadas no lixo comum. Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) deve haver logística reversa para resíduos deste tipo, porém ainda não houve o estabelecimento de acordo setorial nem de cadeia de recolhimento, tratamento e disposição de pilhas e baterias. Enquanto este processo não está estruturado, a Universidade é responsável pela destinação ambientalmente correta destes materiais.  Os coletores na UFRGS destinam-se ao armazenamento temporário. A Suinfra está contatando com entidades e empresas para estabelecer o processo de descarte final.
Já estão disponíveis coletores no Campus do Vale (RU 04, RU 06) e Campus Litoral Norte (RU). 
 
O coletor mais próximo do IB está instalado no restaurante universitário - RU 06, segundo andar, ao lado das catracas de acesso.
 
 DSC 0513
 
DSC 0506 Copia