A Bioética: Uma Ética Aplicada em Destaque


Bioética SC/Clotet

Prof. Joaquim Clotet (PUCRS)
Resumo

A Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa, na Recomendação 1160, de 28 de junho de 1991, fez a seguinte declaração:
"Os problemas universais ocasionados pela aplicação da Biologia, Bioquímica e Medicina exigem soluções que propiciaram a nova disciplina denominada Bioética. Com as expectativas suscitadas pelo progresso nessas ciências, entremeiam, por vezes, as inquietudes referentes aos direitos mais importantes da pessoa humana".
Partindo do conceito de ética aplicada, como aproximação dos princípios da ética num caso ou problema específico, a Bioética poderia ser definida, brevemente, como a abordagem dos problemas éticos ocasionada pelo avanço extraordinário das ciências biológicas, bioquímicas e médicas. (...)

Considerada de modo amplo, a ética aplicada consiste no estudo dos aspectos éticos de um problema pessoal ou social. A ética aplicada é a deliberação sobre os aspectos éticos com repercussão individual ou coletiva no dia-a-dia da humanidade, por exemplo, a não-discriminação social da mulher, ou a responsabilidade individual e coletiva pelo meio-ambiente e a natureza. De forma mais específica, a ética aplicada é quela arte da filosofia prática cujo objetivo é considerar e avaliar a conduta por meio de regras, princípios, valores, ideais, razões e/ou sentimentos. A ética aplicada ocupa-se também da reflexão que visa o agir correto num tema de importância capital para o bem-estar ou sobrevivência da humanidade ou de um grupo social determinado; por exemplo, o uso dos agrotóxicos na agricultura ou nas lavouras. (...)

Clotet J. A bioética: uma ética aplicada em destaque. In: Caponi GA, Leopardi MT, Caponi SNC. A saúde como desafio ético. Florianópolis: Anais do I Seminário Internacional de Filosofia e Saúde, 1994:115-129.


Moral, Ética e Metaética: Conceitos Fundamentais (aula)
Página de Abertura - Bioética

©Clotet/97