Roteiro para Abordagem de Casos
em Bioética Clínica


José Roberto Goldim

Nas atividades de atenção à saúde freqüentemente surgem situações de possíveis dilemas éticos. A Bioética Clínica tem por objetivo a identificação, análise e possíveis resoluções dos problemas morais que surgem no cuidado individual de pacientes .

De acordo com Ephraim Morrein, o objetivo de buscar soluções para os problemas morais não é identificar um ideal moral, mas buscar achar a melhor solução disponível nas circunstâncias reais. Algumas vezes as circunstâncias podem ser alteradas, em outras não . Vale lembrar que a Ética é o estudo da Moral, é a busca de justificativas para as ações que planejamos ou realizamos.

O consultor em Bioética Clínica é alguém treinado para auxiliar os profissionais ou outras pessoas que tem que tomar decisões. O seu papel é auxiliar este processo, problematizando, ampliando o número de alternativas que possam servir como solução.  A sua ação, na maioria das vezes, amplia a complexidade do problema apresentado. O consultor não toma decisões, não assume o papel de quem demandou a consultoria, mas sempre fundamenta eticamente as diferentes possibilidades presentes no caso ou situação que está sendo abordada.

Algumas questões orientadoras podem ser utilizadas, com o objetivo de facilitar a abordagem dos diversos aspectos envolvidos em um caso em Bioética Clínica:

Morrein EH. Philosophy lessons from the clinical setting: seven sayings that used to annoy me. Theoretical Medicine 1986;7:47-63.


Outra abordagem possível, baseada no Modelo da Complexidade,  é a seguinte:

Todos estes elementos tem que ser considerados em seu conjunto e não isoladamente, em uma relação dialógica entre eles. O importante é ampliar as alternativas e verificar as possibilidades reais que se apresentam em cada caso.


Disciplina de Bioética I - Aspectos Fundamentais
Material de Apoio - Casos
Página de Abertura - Bioética
Texto alterado em 24/08/2003
(C)Goldim/1997/2003