Comitê de Ética em Pesquisa Mirim - CEP Mirim


Montagem de CEP/Goldim

José Roberto Goldim


A introdução da Ética nas atividades escolares pode ser realizada de muitas maneiras diferentes. Uma delas é discutir a questão da adequação ética na geração de conhecimentos, ou seja, a questão da Ética na Pesquisa. A proposta de criar e desenvolver um Comitê de Ética em Pesquisa Mirim (CEP Mirim) constituído por alunos do ensino fundamental, do quinto ao nono ano, envolvidos em projetos de Educação Científica, é uma destas alternativas.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, desenvolve um projeto de educação científica denominado Projeto Coolméia com seus alunos de ensino fundamental. Neste atividade pedagógica os alunos, com a supervisão de diversos professores, elaboram projetos de pesquisa bibliográfica, de pesquisa de opinião ou de pesquisa de campo. É uma construção de conhecimentos que se inicia com uma pergunta individual, que é compartilhada com outros colegas, que também elaboraram perguntas, e que iniciam um processo de geração de hipóteses, objetivos, e outros itens que constam em um projeto, até a formalização de um trabalho escrito e apresentado aos demais colegas.

A partir de um encontro, propiciado pelo PPG em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde/UFRGS em 2010, com os professores e alunos vinculados ao Projeto Coolméia, surgiu a idéia de 
organizar um Comitê de Ética em Pesquisa Mirim na mesma Escola. O Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência (LAPEBEC) do HCPA realizou reuniões preparatórias com os professores da Escola e com alguns alunos de mestrado e doutorado vinculados a Linha de Pesquisa em Bioética do PPG em Medicina: Ciências Médicas/UFRGS.

No dia 09 de agosto de 2011 foi realizada na EMEF Paul Harris a primeira reunião de capacitação dos alunos membros do CEP Mirim. Nesta reunião participaram alunos e professores da EMEF Paul Harris e alunos e professor do LAPEBEC. Foram discutidos temas relevantes para a iniciação em Ética na Pesquisa, como a preservação das informações que são discutidas em reuniões, das características de projetos de pesquisa, da qualificação dos pesquisadores, das condições de realização (exequibilidade) de um projeto e da própria geração de conhecimento. Na segunda reunião o grupo de alunos e professores de ambas instituições irá discutir aspectos operacionais de propostas de pesquisas realizadas pelos alunos da Escola.

O objetivo deste projeto de desenvolvimento CEP Mirim é capacitar os alunos para as atividades de avaliação de aspectos éticos e metodológicos de proejtos de pesquisa realizados pela comunidade escolar.

 

Página de Abertura - Bioética

texto incluído em 09/08/2011
(c)Goldim/2011