Caso: ACT - Clonagem Humana
Equipe de Pesquisadores 
José Roberto Goldim

No artigo que divulgou os resultados de pesquisas em clonagem humana realizada pela empresa Advanced Cell Technology estão listados seis autores: Jose B. Cibelli; Ann A. Kiessling; Kerrianne Cunniff; Charlotte Richards; Robert P. Lanza; Michael D. West.

José B Cibelli

O Dr. Cibelli é veterinário, nascido na Argenina, e trabalhou em pesquisas na área de veterinária em diferentes universidades norte-americanas (Universidade de Massachusetts, Colorado e Texas). Foi o responsável pela pesquisa que clonou bovinos. Já publicou 13 artigos indexados na MEDLINE, no período de 1996 a 2001. Seis destes artigos foram publicados quando já trabalhava para a Advanced Cell Technology (1998-2001). Uma de suas pesquisas na área de produzir células-tronco foi realizada utilizando seu próprio DNA, obtido em células da muscosa oral, e transferindo-o para óvulos de vacas. Realizou mais de 800 transferências, sendo que em uma delas houve a clivagem do óvulo resultante. Esta experiência nunca pode ser reproduzida.
Ann A. Kiessling
A Dra. Kiessling tem 60 trabalhos indexados na MEDLINE, de 1971 a 2001. Iniciou suas pesquisas em virologia e posteriormente direcionou suas pesquisas para questões envolvendo sêmen e próstata. Em 1996 fundou uma empresa Duncan Holly Biomedical. Tem vínculo acadêmico com a Universidade Harvard.
Kerrianne Cuniff
A Dra. Cunniff, vinculada a Advanced Cell Technology, tem apenas um artigo publicado em 1996, na área de reprodução humana, com vínculo acadêmico da Universidade Harvard.
Charlotte Richards
Esta autora não tem qualquer publicação indexada ou outra indicação sobre sua formação. É vinculada a Duncan Holly Biomedical.
Robert P. Lanza
O Dr. Robert Lanza é médico formado na Universidade da Pennsylvania. Foi trabalhar na Universidade de Harvard. onde foi considerado "aluno prodígio".

Utilizando dados obtidos na base de dados Medline é possível estabelecer a sua trajetória de pesquisa. O Dr. Lanza publicou 61 trabalhos, desde 1974.

MIchael D. West
O Dr. West é paleontólogo e Doutor em Biologia. É o propietário da Advanced Cell Technology. Tem 20 artigos publicados desde 1980. Tem pesquisas vinculadas a Universidade da Louisiana e da Califórnia. Foi fundador e diretor da empresa Geron, que também faz pesquisas privadas em clonagem terapêutica, de 1990 até 1998. Dois trabalhos seus foram publicados quando estava vinculado a Geron. É membro do Comitê Consultor de Ética da Advanced Cell Technology que aprovou o projeto. O Prof.Ronald Green é o coordenador deste comitê. O Dr. West é membro do Conselho Editorial da revista e-biomed: The Journal of Regenerative Medicine, onde o artigo foi publicado. O Prof. West foi um grande defensor da proposta creacionista, baseada em uma leitura fundamentalista da Bíblia, dedicando-se inclusive como paleontologista neste sentido. Trabalhou com o seu pai em um estabelecimento comercial e fez um doutorado em Biologia Molecular,  dedicando-se a pesquisa em envelhecimento. Esta linha de pesquisa é que justifica o nome de sua primeira empresa de biotecnologia: Geron.




Clonagem
Página de Abertura - Bioética

Texto atualizado em 02/12/2001
(c)Goldim/2001