Filosofia e Bioética
Medicina, Nutrição, Farmácia, Ciências Biológicas e Psicologia


Plano de Disciplina

DISCIPLINA:  Filosofia e Bioética

PROFESSOR:  José Roberto Goldim (Bioética)

EMENTA

Desenvolver o raciocínio com base nos aspectos éticos sobre temas de atualidade que envolvem a vida e o viver.

OBJETIVO

Ao final da disciplina os alunos deverão estar capacitados a apresentarem argumentos com base em aspectos éticos para temas relevantes na área da saúde, envolvendo a reflexão sobre a adequação das ações que envolvem a vida e o viver.

PROGRAMA de BIOÉTICA

 METODOLOGIA

 Aulas expositivo-dialogadas, seminários e estudos de caso que visam a introdução e o desenvolvimento dos tópicos do programa.


AVALIAÇÃO

A avaliação será constituída por dois estudos de casos a serem realizados ao longo da disciplina e pela resenha-comentário sobre o livro: A Morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstoi (seminário previsto para o penúltimo dia de aula).

MATERIAL DE APOIO

Diagrama para imprimir: Referencial Teórico da Bioética Complexa para utilizar na avaliação de casos

BIBLIOGRAFIA

BIOÉTICA

Goldim JR. 10 Ensaios de Bioética. São Leopoldo, UNISINOS, 2018.

Goldim JR.Bioética Complexa: um enfoque englobante para o processo de tomada de decisões.In: Raymundo MM, Gutiérrez-Martínez D. Bioética e Laicidade: vida e diversidade em conexão.Curitiba: Prismas; 2014:37–56. (uso para fins educacionais - não reproduzir)

Alves CA, Fernandes MS, Goldim. Diretivas antecipadas de vontade: um novo desafio para a relação médico-paciente. Rev HCPA 2012;32(3):358-362.

Wettstein MF, Alves LBNF, Goldim JR. Restrição alimentar por motivação religiosa e coerção: dados preliminares. Rev HCPA. 2010;30(3):290–3.

Página de Abertura - Bioética

Texto atualizado em 08/08/2018
(c)Goldim/2007-2018