Duração:
2 horas-aula, para cada turma.
Conteúdos Programáticos:
Relação profissional-paciente;
Valor da Informação e sua Preservação;
Privacidade e Confidencialidade.
Procedimentos Didáticos:
Aula expositiva dialogada, com a utilização de
texto
de referência.
Observação:
Desde 1997 já foram atendidas diferentes áreas do HCPA,
algumas com retreinamentos sobre este mesmo tema. As áreas atendidas
foram: Serviços Gerais (vigilantes, recepcionistas, mensageiros,
telefonistas, ascensoristas), Grupo de Faturamento (recepção
de funcionários em unidades de internação e ambulatórios,
setor de contas de pacientes, setor de internação de pacientes),
Serviço de Arquivo Médico e Informações em
Saúde; Serviço de Higienização, Serviço
de Patologia Clínica (coletadores de material para exame), Serviço
de Cardiologia (técnicos e auxiliares de métodos não-invasivos),
Serviço de Nutrição. O Grupo de Enfermagem, em 2005, teve
uma estratégia diferente, devido ao volume de funcionários que seriam
envolvidos, cerca de 1600 colaboradores de enfermagem. Foram capacitados 117
multiplicadores voluntários, que disseminaram estes conhecimentos e reflexões
nas diferentes unidades do HCPA. O nível gerencial também tem tido este tipo de
treinamento. Todos os profissionais admitidos no HCPA recebem, no treinamento
básico de ingresso, uma rápida apresentação dos conteúdos mais críticos com
relação a privacidade e confidencialidade.