Apresentação

Bem vindos a página do Grupo de Bioinformática Estrutural, localizado no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As atividades do grupo iniciaram-se no ano de 1998, associado ao Laboratório de Bioquímica Farmacológica, sob coordenação do Prof. Jorge A. Guimarães.

O grupo dedica-se ao estudo da estrutura e conformação de moléculas, tanto de origem biológica quanto sintética, de baixa massa molecular (fármacos, neurotransmissores, hormônios, produtos naturais de origem vegetal, peptídeos e etc) ou de alta massa molecular (proteínas, ácidos nucléicos, membranas e polissacarídeos). Busca, assim, contribuir na construção de bases mais completas ao entendimento de fenômenos biológicos, fisiológicos ou terapêuticos ao incluir os múltiplos componentes de sistemas moleculares.

Neste contexto, destaque vem sendo dado para a glicobiologia estrutural, com o desenvolvimento de novas abordagens in silico para a manipulação de carboidratos e possibilitando, por conseguinte, o estudo de diversos glicoconjugados e polissacarídeos de importância biológica e terapêutica.

Para tal se utiliza, principalmente, de ferramentas computacionais tais como cálculos de mecânica molecular, cálculos quantum-mecânicos, simulações de dinâmica molecular, modelagem comparativa e docking, dentre outras.

As atividades desenvolvidas pelo Grupo têm recebido suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, através de bolsas de estudo nos níveis de graduação e pós-graduação.