98 anos de Paulo Freire, patrono da educação brasileira

Compartilhe

“Desde o começo, na prática democrática e crítica, a leitura de mundo e a leitura da palavra estão dinamicamente juntas.”
Paulo Freire, em 1928.

Nascido em 19 de setembro de 1921, o educador e patrono da educação brasileira Paulo Freire, é o terceiro pensador mais citado do mundo, principalmente por seu essencial “Pedagogia do oprimido”.

Considerado o brasileiro com mais títulos de doutorados honoris causa, o célebre educador deixou como legado uma ampla contribuição para a pedagogia. Obra e método de Paulo Freire são determinados pela consciência da essencialidade de uma educação emancipatória e instrumentalizadora para autonomia e liberdade, em que os métodos de ensino e aprendizagem são baseados no respeito à pessoa e sua visão de mundo e diálogo entre educador e educando.

Como homenagem, a Biblioteca Central compartilha com todos a leitura indicada pelo educador do município de Porto Alegre e colega de biblioteca, César Rolim:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Sempre é muito importante divulgar as ideias libertadoras de Paulo Freire. Na obra ‘Ação Cultural para Liberdade’, coletânea de textos entre o final dos anos 1960 e início dos 1970, Freire realiza reflexões sobre alfabetização, ação cultural, reformas sociais, conscientização, papel das Igrejas na América Latina, educação libertadora, entre outros temas fundamentais para reflexão e ação sobre a realidade”.

Quer saber mais? Este e outros milhares de livros estão disponíveis nos diversos acervos das Bibliotecas da UFRGS. Acesse o Sabi+ em conheça o que foi dito nas obras deste e de outros teóricos que pensaram a educação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além de localizar as obras dos acervos físicos, você encontra obras disponíveis on-line e tem a possibilidade de compartilhar os resultados de sua busca diretamente do Sabi+ com gerenciadores de referências, como Zotero e Mendeley.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ah: quer saber mais sobre gerenciadores de referências? Acesse a página do projeto de extensão das Bibliotecas da UFRGS aqui e se inscreva nos módulos do Super 8. Você vai descobrir ferramentas que vão facilitar todo o seu processo de estudo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Educação como construção e prática da autonomia, você vê em Paulo Freire e no Super8!

19 de setembro de 2019

Publicado por Zuleika Branco