Biblioteca do Congresso planeja biblioteca digital mundial

Compartilhe
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos iniciará nesta terça-feira uma campanha para trabalhar com bibliotecas nacionais de outros países a fim de criar uma Biblioteca Digital Mundial, começando com uma doação de 3 milhões de dólares do Google.
James Billington, o diretor da Biblioteca do Congresso, anunciou que deseja obter mais verbas privadas a fim de desenvolver projetos bilíngües que incluam milhões de objetos culturais únicos, por meio de parceria com bibliotecas da China, Índia, do mundo muçulmano e de outras nações.
A idéia reforça os projetos de documentação digital já em curso na Biblioteca do Congresso —um deles preserva os registros online de história e folclore dos Estados Unidos e outro documenta o relacionamento entre os Estados Unidos e Brasil, França, Holanda, Rússia e Espanha.
“A Biblioteca Digital Mundial é uma tentativa de ir além da Europa e das Américas… e atingir culturas que integram a maior parte do mundo,” disse Billington à Reuters, em entrevista por telefone.
Como exemplo, Billington disse que a Biblioteca do Congresso está negociando com a biblioteca nacional do Egito para incluir no projeto uma coleção de grandes trabalhos científicos islâmicos dos séculos 10 a 16.
“Estamos tentando criar um registro documental de outras grandes culturas mundiais. O que poderemos fazer quanto a isso dependerá do número de parceiros adicionais que formos capazes de atrair,” afirmou.
Ao longo dos últimos 10 anos, o American Memory Project da Biblioteca do Congresso digitalizou mais de 10 milhões de itens para criar um registro documental da história e folclore norte-americanos. O resultado pode ser consultado em www.loc.gov/memory.
Um segundo projeto, conhecido como Global Gateway, introduzido em 2000, envolve colaborações com cinco bibliotecas nacionais européias e com a Biblioteca Nacional do Brasil, com foco em documentar as relações entre esses países e a cultura dos Estados Unidos (http://international.loc.gov/intldl/find/digital_collaborations.html/).
24 de novembro de 2005

Publicado por Gabriela Marchioro