Capes divulga lista com os maiores usuários do portal.

Compartilhe
O Portal de Periódicos da Capes disponibiliza publicações científicas adquiridas de editoras internacionais a 194 instituições no Brasil.
Dados do órgão, que administra o portal, criado em 2000, informam que 20 instituições de ensino e pesquisa são responsáveis por quase 68% dos acessos.
As informações são acessadas por meio de bases de dados eletrônicas. Atualmente, o portal conta mais de 12 mil títulos em texto completo, 126 bases referenciais e seis bases de patentes.
A campeã de acessos é a Universidade de São Paulo (USP). A instituição, que possui o maior número de alunos e de cursos de graduação e pós-graduação no país, foi responsável por quase 10,5 milhões de acessos, o que corresponde a 18,5% do total de visitas. Logo atrás, estão a Universidade Estadual Paulista (Unesp), com 6,9%, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 5,9%.
Qualidade nas pesquisas
Na região Sul, o destaque é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a quarta em números de acesso no Brasil, com cerca de 2,8 milhões de visitas. Isso corresponde a pouco mais de 5% do total.
Segundo o pró-reitor de pós-graduação da UFRGS, Aldo Bolten Lucion, o uso pelos pesquisadores dos periódicos disponíveis no portal se reflete no ensino e na produção acadêmica da instituição. “O acesso à informação ampla e atualizada através do portal exerce um impacto direto sobre a qualidade da produção cientifica dos professores, dos estudantes de pós-graduação e de iniciação cientifica. Como resultado final, nós temos uma formação altamente qualificada dos estudantes de pós-graduação.”
23 de outubro de 2008

Publicado por Gabriela Marchioro