Capes renova acesso de instituições ao Portal de Periódicos

Compartilhe
O acesso ao Portal de Periódicos da Capes/MEC foi renovado esta semana com 187 instituições.
O programa de acesso à informação científica é considerado um dos mais importantes do mundo e serve de modelo para outros países.
O serviço pode ser encontrado nas instituições de pós-graduação – centros de pesquisas, universidades federais e estaduais – e instituições particulares com programas de pós-graduação com nota igual ou superior a cinco.
Pelo novo termo de compromisso, as instituições se comprometem a divulgar e promover o uso dos serviços oferecidos pelo Portal de Periódicos e a oferecer treinamento a professores, pesquisadores, alunos e funcionários.
Além disso, devem coibir o uso das publicações disponíveis no portal para fins comerciais ou outros atos que possam violar os direitos autorais.
O portal, um dos maiores acervos de acesso a periódicos do mundo, foi criado pela Capes em 2000. Ele oferece um banco de informações e democratiza o acesso às publicações científicas e tecnológicas de excelência produzidas no cenário internacional.
A partir de 2004, a coleção do portal foi ampliada de 3,6 mil para cerca de 12 mil revistas e títulos internacionais. O acesso passou de sete milhões em 2002 para 47 milhões em 2006, com média atual de 130 mil acessos diários. A consulta, gratuita, é oferecida a cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de instituições que têm programas de pós-graduação recomendados pela Capes.”O Portal de Periódicos é um extraordinário e valioso instrumento para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil”, diz o presidente da Capes, Jorge Guimarães.
A comunidade pode pedir o acesso ao portal http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp nas bibliotecas das instituições.
Fonte: JC e-mail 3402, de 03 de Dezembro de 2007.
4 de dezembro de 2007

Publicado por Gabriela Marchioro