Cinco enciclopédias disponíveis no acervo do Portal de Periódicos

Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm acesso a uma plataforma que reúne grande quantidade de informações científicas das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, Ambientais, Biológicas, Humanas e Sociais Aplicadas: a CAB Direct, da editora Cabi Publishing.

As categorias andam lado a lado e se complementam: a prática da agricultura, por exemplo, implica no volume de estoques renováveis, danos ao meio ambiente, redução do carbono no solo, sistemas aquíferos e custo energético. Devido à interdisciplinaridade, é importante que a comunidade acadêmica tenha à disposição recursos variados para ampliar o conhecimento e a produção científica.

“Nosso planeta tem uma série de sistemas complexos e dinâmicos, que governam sua evolução no passado, seu estado atual e suas condições futuras para todos os seus habitantes”, afirma a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Segundo a entidade, a ação do homem está alterando vários aspectos do funcionamento do planeta, “incluindo o balanço de radiação, albedo terrestre, disponibilidade hídrica, biodiversidade e a composição da atmosfera”. Por isso, “o entendimento do sistema em todas suas componentes, inclusive a socioeconômica, é um enorme desafio científico para o país”.

A Cabi Publishing oferece aos usuários do Portal de Periódicos cinco enciclopédias, com acervo que varia de 1997 até o presente. O acesso ao conteúdo pode ser realizado pelo link buscar base. As obras de referência disponíveis são:

Animal Health and Production Compendium

Reúne o conhecimento prático e global relativo à produção de animais ruminantes, suínos e aves. Com ênfase na saúde animal, abrange também informações sobre nutrição e manejo. Oferece tópicos relativos a habitação, comportamento, genética, técnicas de reprodução, identificação, transporte, bem-estar, abate e legislação de produtos

Aquaculture Compendium

É uma compilação do conhecimento global sobre aquicultura. Inclui a gestão de recursos aquáticos no contexto mais amplo, com informação sobre todas as espécies cultivadas em água doce, salobra e marinha. Oferece informações sobre sistemas de produção aquáticos e uso sustentável de água. Inclui tópicos sobre peixes, crustáceos, moluscos e algas, além de dados sobre genética, sementes, qualidade da água, técnicas de engenharia e legislação.

Crop Protection Compendium

Reúne uma gama de conhecimentos obtidos de especialistas sobre todos os aspectos da proteção de plantas, incluindo doenças que ocorrem em cerca de dez mil espécies. Oferece texto e ilustração sobre milhares de pragas, plantas daninhas, espécies invasoras e inimigos naturais de importância regional ou mundial, bem como mapa de distribuição geográfica.

Forestry Compendium

Trata-se de uma coletânea multimídia e dinâmica sobre o conhecimento global relativo à silvicultura, incluindo mais de 20 mil espécies de interesse florestal. Cobre as áreas tropicais, subtropicais, temperadas e boreais. Inclui ensaios de plantio, sistemas agroflorestais e floresta natural. Oferece também informações detalhadas sobre taxonomia, clima, solo, pragas, doenças e plantas daninhas, hospedeiros e sua distribuição, biologia e ecologia, meios de circulação e dispersão e inimigos naturais.

Invasive Species Compendium

Coletânea com diferentes tipos de informações científicas para apoiar a tomada de decisões no gerenciamento de espécies invasivas causadoras de doenças animais e que ameaçam o meio ambiente em todo o mundo.

Fonte: Notícias do Portal de Periódicos da CAPES

22 de fevereiro de 2018

Publicado por Priscila Jacobsen