CNPq e Capes divulgam 244 publicações científicas a serem apoiadas.

Compartilhe
Investimento total em editoração é de R$ 5 milhões.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgam os 244 periódicos científicos brasileiros que foram aprovados no Edital n°58/2008. As duas agências irão investir R$ 5 milhões neste programa de incentivo à editoração e à publicação em todas as áreas do conhecimento.
Serão apoiados 79 periódicos em Ciências Humanas; nas Ciências Sociais Aplicadas 24; em Lingüística, Letras e Artes 15; 20 em Engenharias; nas Agrárias 28; em Ciências Exatas e da Terra 17. Nas Ciências da Saúde serão apoiados 36 periódicos; nas Biológicas 21; e quatro nos considerados multidisciplinares.
Um exemplo de periódico científico apoiado pelo programa é o Anais da Academia Brasileira de Ciências, que completará 80 anos de publicação em 2009. Em 1926, trouxe em sua edição artigo de Albert Einstein intitulado “Teoria da Luz”.
As publicações aprovadas serão mantidas e editadas por instituição ou sociedade científica brasileira que contribuam para elevar o nível de qualidade, forma e conteúdo das revistas nacionais dedicadas à ciência e tecnologia para divulgação no Brasil e no Exterior. No julgamento, foi considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas simultaneamente por meio eletrônico na Internet e impresso.
Os interessados podem conferir os resultados em: http://www.cnpq.br/resultados/2008/058.htm
(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)
Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=60690
29 de dezembro de 2008

Publicado por Gabriela Marchioro