Como os periódicos podem aproveitar ao máximo sua associação ao Crossref

Desde que o Crossref foi fundado em 2000, os membros de suas organizações registraram metadados e identificadores persistentes (DOIs) para mais de 100 milhões de itens de conteúdo. Esta informação é usada extensivamente pela comunidade de pesquisa – indivíduos e organizações – que precisam encontrar, citar, vincular e avaliar os resultados da pesquisa. Como um membro do SciELO, os metadados que você fornece ao Crossref quando registra conteúdo são fundamentais para a descoberta do conteúdo do seu periódico.

Com o tempo, os membros do Crossref solicitaram serviços adicionais para ajudá-los a lidar com questões relacionadas à originalidade do conteúdo, descobrir quem está citando suas publicações, ajudá-los a mostrar atualizações de conteúdo de maneira persistente e muito mais. Todos estes serviços contam com os metadados que as organizações registram no Crossref.

Leia para saber mais sobre o que são esses serviços, o que eles fazem e por que são importantes:

  • Content Registration (registro de conteúdo) é uma obrigação da filiação ao Crossref. Trata-se do processo de depositar seus metadados conosco (o que nós chamamos de “registrar seu conteúdo”). Pode parecer óbvio mas, sem ele, não existiriam DOIs do Crossref. Quanto mais ricos forem os metadados que você incluir, mais fácil de encontrar seu conteúdo se torna. Isso ocorre porque os metadados são disponibilizados para vários sistemas e organizações que, juntos, ajudam a creditar e citam o trabalho, relatam o impacto do financiamento, registram a atividade e acompanham os resultados. Você pode registrar o XML diretamente conosco por meio de nossa API ou pode usar nosso formulário de depósito na web ou nossa nova ferramenta Metadata Manager (beta).
  • Reference Linking (referenciamento de links) permite aos pesquisadores seguir um link da lista de referência para outros documentos em texto completo, ajudando-os a fazer conexões e descobrir coisas novas. Reference Linking significa adicionar links DOI à lista de referência de cada artigo (ou outros objetos de pesquisa). Os identificadores persistentes não são interrompidos (se implementados corretamente) e sempre levam ao conteúdo que está sendo pesquisado, incluindo o seu. Reference Linking é uma obrigação da filiação ao Crossref, pois quando todos vinculam suas referências, a pesquisa viaja mais além e todos se beneficiam.
  • Cited-by (citado por) mostra como o trabalho foi recebido pela comunidade em geral; exibindo o número de vezes que foi citado e vinculado ao conteúdo da citação. Isso é feito pelos membros que fornecem listas de referência como metadados quando registram conteúdo, o que significa que você pode consultar a base de dados do Crossref para descobrir onde seu conteúdo está sendo citado.

Um DOI por si só não é um indicador de credibilidade; os principais indicadores de credibilidade são processos editoriais e originalidade.

  • Crossmark oferece aos leitores acesso rápido e fácil ao status atual de um item de conteúdo. Com um clique no botão Crossmark, os leitores podem ver se o conteúdo foi atualizado, corrigido ou retratado.
  • Similarity Check é fornecido pelo Crossref e alimentado pelo iThenticate, o que ajuda os editores a comparar o texto dos trabalhos submetidos por similaridade, verificação de plágio, e a fornecer um serviço essencial para verificar originalidade.

Além de beneficiar diretamente o seu periódico, os metadados aprimorados contribuem para o bem comum e aumentam a visibilidade de suas publicações científicas. Portanto, além de registrar metadados básicos, como data, título, autores, etc., você deve fornecer o máximo de metadados possível, como resumos, URLs de texto e licença, ID do ORCID, ID de Registro da Agência de Fomento e mais, para ajudar na descoberta e pontos de ligação.

Em que medida seus metadados são bons? Use nossa nova ferramenta Participation Reports para descobrir onde você está indo bem e onde (e como) seus metadados podem ser aprimorados.

E, finalmente, lembre-se de cuidar dos seus metadados. Além de registrar informação adicional para novos conteúdos, mostre que você ama seus arquivos anteriores, atualizando-os também. A manutenção é fundamental para aproveitar ao máximo seus metadados.

Todos esses serviços são alimentados pelo volume e pela qualidade dos metadados enviados para o Crossref. Todos nós fazemos a nossa parte para garantir que os metadados que adicionamos sejam completos, limpos, de alta qualidade e atualizados. Isso cria uma infraestrutura robusta que pode ser pesquisada de forma eficaz e que suporta todos os serviços que dependem dela.

Fonte: Texto de Laura Wilkinson para Scielo em Perspectiva

22 de janeiro de 2019

Publicado por Priscila Jacobsen