Enciclopédias da plataforma ScienceDirect

Compartilhe

Acadêmicos frequentemente se deparam com a necessidade de consultar materiais de áreas novas e divergentes do campo principal de atuação. Segundo levantamento feito pela TechValidate, 78% dos pesquisadores costumam realizar pesquisas interdisciplinares, evidenciando a importância dos recursos que reúnem multidisciplinas. As enciclopédias são importantes nesse processo, pois englobam conhecimentos (de forma específica ou abrangente) e os expõe de maneira ordenada, metódica e seguindo um critério de apresentação.

No Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a comunidade acadêmica brasileira encontra diversas obras de referência, que permitem aos usuários alcançar a amplitude necessária em suas pesquisas. Entre as opções do acervo, estão enciclopédias da plataforma ScienceDirect, da editora Elsevier. Segundo o editor, o conteúdo dispõe de ferramentas que facilitam a localização das informações e, em seguida, conexão de todos os pontos.

A inteligência artificial do ScienceDirect vincula os conhecimentos encontrados nas principais obras de referência a artigos e livros de pesquisa avançada, tudo em uma única plataforma, garantindo que os usuários obtenham o conhecimento relevante que precisam para progredir rapidamente. O Portal de Periódicos da CAPES indexa três enciclopédias da editora: a Social Measurement e duas edições da Social & Behavioral Science – vencedora do prêmio PROSE.

Encyclopedia of Social Measurement capta dados, técnicas, teorias, desenhos, aplicações, histórias e implicações da atribuição de valores numéricos a fenômenos sociais. Respondendo às crescentes demandas por descrições transdisciplinares de técnicas quantitativas e qualitativas, mensuração, amostragem e métodos estatísticos, a obra aumenta a proficiência de usuários que recolhem e analisam dados.

International Encyclopedia of the Social and Behavioral Science, por sua vez, oferece uma fonte ampla e profunda de materiais de referência em ciências sociais e comportamentais. O conteúdo beneficia principalmente pesquisadores ligados às disciplinas de sociologia, antropologia, geografia, psicologia, educação, ciência política e teologia. Suas duas edições compreendem mais de 3.900 artigos e incluem 90 mil referências bibliográficas, bem como índices de nomes e temas.

As enciclopédias podem ser localizadas pelos nomes por meio das opções buscar base ou buscar livro do Portal de Periódicos. Os usuários ainda têm a opção de consultar as obras de referência diretamente na plataforma ScienceDirect.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”

Fonte: Boletim Eletrônico da CAPES n. 68

23 de julho de 2019

Publicado por Zuleika Branco