Galileu Life Hacks: ferramentas online que vão te ajudar a fazer o seu projeto de TCC

Todo universitário sonha com a frase “você foi aprovado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”. Mas, antes de comemorar a aprovação — e consequentemente o diploma —, é preciso ter foco, força e ferramentas online!

A GALILEU selecionou dez plataformas gratuitas que você pode usar no navegador ou até baixar como aplicativo que vão te ajudar a organizar, escrever e finalizar seu projeto. Confira: 

oTranscribe
O site facilita a transcrição de áudios e vídeos do YouTube, sem limite de tamanho. Basta inserir o arquivo ou link. Você escreve na própria página e não tem aquele trabalho de abrir e organizar várias abas. No oTranscribe é possível ajustar a velocidade e volume do som, e ainda antecipar ou retornar para o momento desejado. Como seus dedos ficam ocupados digitando, o controle das marcações pode ser feito por atalhos: Esc (pausa e dá play), e Ctrl+J (sinaliza o tempo).

Canva
Canva é voltado para edição de imagens e design gráfico. Entre as diversas funções da ferramenta estão a criação de logotipos, infrográgicos, capas de livros, apresentações, cartazes — todas úteis para a finalização do TCC. Para fazer o cadastro e utilizar o Canva não há custo, mas o dipositivo possui recursos internos que são pagos, como fotos e desenhos. 

Google Drive

O serviço permite que o usuário faça o download de fotos, documentos, vídeos, áudios e PDFs, por exemplo, que ficam salvos em uma nuvem online. A capacidade de armazenamento é de 15 GB. Para usá-lo, basta ter uma conta no Gmail. No Drive é possível criar trabalhos no escritos, apresentações, formulários e planilhas no Google Docs, que podem ser compartilhados com seus amigos. Uma ótima função da ferramenta é que ela salva as alterações automaticamente, então os riscos de perder seus arquivos são baixos. 

Digitação com voz (Google Docs)
Já pensou que sonho seria ditar as palavras e o computador escrever para você? Ele, na verdade, já é realidade: é o que promete a função digitação com voz, do Google Docs. A ferramenta está disponível em português e somente no Chrome. Para usá-la, é necessário ter um bom microfone e falar o mais clareza possível, com volume e ritmos normais. Ao final, é preciso revisar as pontuações e acentuação. 

Google Acadêmico (Scholar)
Se você está buscando artigos acadêmicos para fundamentar seu projeto, vá direto ao Google Acadêmico. O serviço procura diversos trabalhos universitários sobre o assunto que você busca. 

MORE: Mecanismo On-line para Referências
Desenvolvido por uma equipe de acadêmicos, o MORE ajusta 15 tipos de documentos de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). São eles: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais (impresso e digital), e documentos eletrônicos (home-page e e-mail). Além disso, a ferramenta possui um suporte online para o qual é possível enviar dúvidas ou sugestões. 

FastFormat
O dispositivo também permite a edição de trabalhos em formato ABNT de maneira rápida e simples. Para utilizá-lo, basta criar uma conta. A escrita é feita no próprio FastFormat, e quando o usuário acaba de escrever o projeto ele pode extrair o arquivo na extensão mais adequada. Saiba mais sobre o FastFormat.

Trello 
O Trello é uma ferramenta para organização e atribuição de tarefas para você e integrantes do seu grupo (se for o caso). Nele é possível criar quadros, colunas e etiquetas, por exemplo, que são personalizados com a demanda de trabalho. O Trello ainda permite anexar documentos, como fotos e vídeos. 

Google Keep 
Fazer lembretes, listas de compras, atividades que você precisa cumprir e anotar algo que veio à sua mente. É para isso que existe o Google Keep. Todas as atividades podem ser feitas por meio de digitação, desenhos, gravação de áudio e captura de imagem — função interessante pois permite, por exemplo, a transcrição de textos por meio de uma foto. Ou seja, dá para fotografar um trecho de um livro e transformar em texto. 

Plagium 
Plágio é coisa séria: caso os avaliadores da banca encontrem algum sinal de cópia no seu trabalho, você pode ser reprovado. O Plagium é uma ferramente que pode evitar um problema do tipo com a análise de textos à procura de cópias. Você pode fazer uma busca rápida de graça. Caso queira fazer mais pesquisas, o dispositivo possui um plano avançado no qual cada página buscada custa 22 centavos. 

Fonte: Galileu

19 de outubro de 2017

Publicado por Priscila Jacobsen