Guia de uso de métricas alternativas

Compartilhe

Este guia, produzido pela Elsevier, proporciona conhecimentos práticos sobre os usos de dados e o uso apropriado de métricas para análises de pesquisa.

Os dados de uso são gerados a partir de interações produzidas sobre as informações acadêmicas on-line. Esses dados têm informações sobre o interesse e impacto social de produtos de pesquisa, e são uma peça importante ter uma melhor informação e percepção do impacto da pesquisa no mundo acadêmico e na sociedade.

A importância da pesquisa baseada em múltiplas fontes de dados visa compreender, tanto quanto possível, o impacto de uma “entidade” no mundo. Essa “entidade” pode ser, por exemplo, uma publicação ou um conjunto de várias publicações de um investigador/uma equipe/uma rede, de uma área de pesquisa, de uma instituição ou de um país, ou de pesquisas financiadas por um doador específico.

Qualquer que seja a entidade, o seu impacto total é multidimensional, e é produto da combinação de muitos dados  e  resultados diferentes, tais como a produtividade, a frequência com que foram lidos ou citados, ou a importância da pesquisa para o mundo empresarial e o impacto na sociedade.

O guia proporciona informação detalhada sobre as métricas de uso, como essas métricas são calculadas e como selecionar as mais apropriadas para construir uma imagem mais completa do impacto de uma pesquisa.

Fonte: tradução do post do site Universio Abierto

28 de outubro de 2015

Publicado por Priscila Jacobsen