Herman Melville (aquele do Moby Dick)

Compartilhe

O romancista, contista e poeta Herman Melville é conhecido principalmente pela autoria de romances sobre o mar. Nascido em  01 de agosto de 1819 em Nova Iorque, Melville não teve uma vida que possa ser considerada fácil. Na infância a escarlatina afetou permanentemente sua visão e após a morte do pai, aos treze anos, assim como o irmão mais velho Gansevoort, passou a trabalhar para ajudar a manter a numerosa família.

Aos vinte anos, em 1839, foi empregado como ajudante no navio St. Lawrence e em 1841, no baleeiro Acushnet. Sucederam-se outras viagens e Herman Melville manteve uma vida quase tão excitante quanto a de seu principal narrador, Ismael, de Moby Dick. Passou anos no mar como tripulante em navios baleeiros e viajou para lugares distantes.

As experiências de viagem inspiraram o registro de Melville, resultando em alguns dos livros do autor. No livro Redburn, publicado em 1849, contou as próprias impressões decepcionadas sobre a viagem e a exaustão da vida a bordo. 

Em 1851 publicou Moby Dick e a popularidade de Melville diminuiu. O romance não foi bem recebido pelo público. Ao começar a abordar temas mais complexos em suas obras, foi perdendo popularidade, uma vez que seus leitores esperavam relatos de aventuras, como nos primeiros livros do autor.

No final da década de 1840, estava entre os mais célebres escritores americanos, mas sua morte evocou apenas um único aviso de obituário. Não teve uma vida bem sucedida economicamente e somente a partir das primeiras décadas do século XX, os escritos de Melville passaram a ser reavaliados e ele alcançou o prestígio que tem hoje. Morreu 1891, na mesma cidade em que nasceu.  

Após os anos de negligência, a crítica moderna assegurou sua reputação com a dos grandes escritores americanos. Moby Dick é considerado por especialistas como um dos romances mais importantes da literatura ocidental.

Nada melhor para compreender o impacto de uma obra-prima que ter a experiência de contato direto e pessoal com ela. Aqui na BC há três exemplares de Moby Dick e um exemplar de The Confidence-Man à espera do próximo leitor aventureiro.

Algumas das obras do autor estão disponíveis também no portal Domínio Público.

Para compreender um pouco mais a obra de Melville e de outros autores de igual importância na história da literatura, acesse o Estudos sobre a literatura clássica americana, escrita por D.H. Lawrence, em nossa coleção de e-books da Zahar.  

Fonte consultada: Encyclopaedia Britannica.

 

1 de agosto de 2019

Publicado por Zuleika Branco